Tancredo Neves tem 2,6 mil atendimentos com ‘Prefeitura + Presente’

Por Prefeitura de Manaus

01/02/2020 16h11

Icone audio
01.02.2020 Prefeitura Mais Presente, Escola Municipal Jorge de Resende Sobrinho. Foto: Nathalie Brasil/ Semcom

A terceira edição de 2020 do projeto “Prefeitura + Presente” levou à escola municipal Jorge de Resende Sobrinho, bairro Tancredo Neves, na zona Leste, mais de 2,6 mil atendimentos sociais, de saúde, estética e outros na manhã deste sábado, 1º/2. Este ano, a ação itinerante de cidadania realizada pela Prefeitura de Manaus acontece semanalmente.

 

01.02.2020 Prefeitura Mais Presente, Escola Municipal Jorge de Resende Sobrinho

 

“Mais um sábado de muita alegria com esse projeto criado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e que tem levado importantes serviços para perto da população, além de mostrar o grande comprometimento desse espaço da educação, não só com o conhecimento para os alunos, mas também ofertando o lado social para a comunidade. Isso é fazer uma gestão integrada e compartilhada”, destacou a secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Conceição Sampaio.

 

Entre os serviços oferecidos na ação coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria – Procon Manaus (Semdec), com a parceria de órgãos municipais e outros parceiros, estão consultas médicas, vacinação, testes rápidos, agendamento para cadastro de emprego, orientações e atendimentos para programas sociais como o Bolsa Família, palestras educativas, distribuição de mudas, cortes de cabelo e atividades lúdicas.

 

“Nós temos aqui mais de 30 serviços, com todas as secretarias municipais, e também serviços que não são públicos, mas que servem ao bem-estar das pessoas. Já temos cinco anos desse projeto que está sendo ampliado cada vez mais. Todos os sábados, vamos contemplar uma zona, inclusive a Rural. É determinação do prefeito Arthur que os secretários estejam presentes e que ouçam as demandas dos cidadãos e busquem resolver da melhor forma possível”, destacou o secretário da Semdec, Rodrigo Guedes.

 

Além dos serviços, a ação também leva melhorias para a escola e seu entorno. A unidade de ensino Jorge de Resende Sobrinho é destaque, inclusive, pelos projetos que realiza, como esporte e robótica, tendo oito aprovados junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A ação de cidadania no espaço educacional integra alunos, moradores, docentes e gestores públicos.

 

“Nosso intuito é fazer com que esses alunos sonhem em investir na educação. Somos a escola com o maior número de projetos aprovados na Fapeam. Então, a iniciativa científica é primordial, principalmente para nossa comunidade. Buscamos cada vez mais essas parcerias para integrar escola, prefeitura e a comunidade”, disse o professor e gestor da escola, Carlos Alberto.

 

Atendimentos

 

Entre os serviços mais procurados, estão os atendimentos da área de saúde. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizaram centenas de consultas médicas e encaminhamentos para especialistas, testes rápidos, entrega de medicamentos com receitas, preservativos e kits de Saúde Bucal em ações educativas.

 

“Estava buscando consulta com o oftalmologista, mas sem sucesso. Quando soube que a ação seria no meu bairro, corri para cá. Fui muito bem atendida e ainda garanti meus óculos”, afirmou a dona de casa Maryjane Oliveira. Acompanhada da família, Ketlen Soares, também se consultou. “Vim com meu irmão que tem seis meses para uma consulta com o pediatra e aproveitei para ir ao clínico geral”, disse a estudante. “A ação é ótima, fui bem atendida e garanti meu cartão do SUS e o exame preventivo”, comentou a cozinheira Carmen Joanes.

 

Além da distribuição de mais de 300 mudas, a maioria medicinais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) aproveitou a ação no Tancredo Neves para reforçar as orientações sobre o combate ao caramujo africano. “O bairro possui muitas áreas com grande incidência do molusco e aproveitamos para informar sobre como fazer o combate de forma segura”, afirmou o chefe de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo.

 

— — —

Texto – Rômulo Araújo, Milena Soares (Semcom) e Mayara Brilhante (Semdec) com informações da Semsa e Semmas

 

Fotos – Nathalie Brasil / Semcom

Disponíveis emhttps://flic.kr/s/aHsmL82gnE