Semsa adquire embarcação para executar ações do Centro de Zoonoses na área ribeirinha

Por Prefeitura de Manaus

25/03/2014 14h38

Icone audio

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) adquiriu uma embarcação para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizar ações na área fluvial de Manaus. A embarcação, tipo bote de alumínio (voadeira), de seis metros, foi financiada pelo Ministério da Saúde, por meio de portaria que repassou R$ 295 mil ao município de Manaus, para fortalecer as ações de vigilância às zoonoses, de combate às doenças de transmissão vetorial e agravos causados por animais peçonhentos.

 

O diretor do CCZ, Francisco Zardo, explicou que parte da verba já foi utilizada na compra de um veículo 4X4 para atuação do CCZ na área rural terrestre de Manaus. “A verba também vai financiar a aquisição de uma unidade móvel que possibilitará a descentralização das ações do CCZ de registro e identificação de animais, castração, esterilização, vacinação e educação em saúde”.

 

A aquisição de uma embarcação exclusiva para as ações de zoonoses na área fluvial, segundo Zardo, vai possibilitar a execução de atividades específicas para o controle de zoonoses, ampliando o acesso às localidades mais distantes. “O CCZ já realizava ações junto às comunidades ribeirinhas, mas dependia de um cronograma elaborado pela Semsa para a utilização de embarcação juntamente com outros programas de saúde. Com uma embarcação específica para as ações de combate às zoonoses será possível elaborar uma programação mais abrangente para atender comunidades ribeirinhas”, destacou o diretor.

 

O CCZ irá utilizar a embarcação a partir do dia 23 de abril, data marcada para o lançamento da Campanha de Vacinação Antirrábica na zona rural de Manaus. Zardo disse que a Semsa está finalizando a instalação de equipamentos, como acessórios de segurança, e três servidores do CCZ também começaram a fazer um curso de tripulantes do serviço público junto à Capitania dos Portos para a utilização da embarcação.

 

Texto: Eurivânia Galúcio

Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) 92  3236-8315