‘Estado e Sociedade no combate à fome’ é tema de Conferência

Por Prefeitura de Manaus

27/09/2019 14h55

Icone audio

A Prefeitura de Manaus com o intuito de garantir o direito humano à alimentação adequada, na próxima segunda-feira, 30/9, irá promover a VI Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Município de Manaus.  Com o tema “Estado e Sociedade no combate à fome”, o evento será realizado no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), na rua Wilker Matos, s/nº, bairro Aparecida, zona Sul.

 

prefeitura, prefeito, obra, semana, museu, pentecostes, inscrições, lista, cras, linha, escritório, serviços, selecionados, ganhador, vagas, processo, beneficiários, bolsa, usuários, pré, Organizações, Remanejamento, nota, processo, fiscais, atendimentos, profissionais, semana, regularização, semsa, segunda, redução, candidatos, grupo, lei, simplificação, pré, encontro, valorização, tucumã, luto, atendimentos, oferta, procon, artesãos, iptu, famílias, danilo, parque, mutirão, sistema, trânsito, atividades, comunidade, população, médicos, edital, parque, universitários, estado

 

O evento deliberativo é coordenado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsean), vinculado à Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

 

De acordo com a secretária da Semasc, Conceição Sampaio, a conferência traz um espaço para melhorias de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional executada na capital. “Todas as conferências são extremamente importantes por contribuírem com a nossa cidade. Essa em específico trata-se de uma política muito importante, pois a nossa alimentação interfere em várias áreas de nossa vida. Estaremos lá, buscando propostas para a segurança alimentar em Manaus”, afirmou a titular da pasta.

 

Eixos temáticos

Seis eixos temáticos serão debatidos na conferência, são eles: 1-Produção, Comercialização e Disponibilidade de Alimentos; 2-Renda e Condição de Vida; 3-Acesso a alimentação adequada e saudável; 4-Água, Energia elétrica, acesso e qualidade; 5-Saúde, Nutrição e Acesso a Serviços relacionados; 6-Educação e Qualidade da Merenda Escolar.

 

“O tema central da conferência já vem com o recorte do debate estadual, reforçando a responsabilidade que cabe ao poder público de gerir as políticas públicas de alimentação saudável e com qualidade. Os eixos ampliam essa conversa para analisarmos mais a fundo o tema”, acrescentou a Presidente do Comsean, Neuda Lima.

 

O Comsean tem caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, constituindo-se em espaço de articulação entre o município e a sociedade civil para a formulação de diretrizes para políticas e ações na área da segurança alimentar e nutricional.

 

Programação:           

8h – Recepção e Credenciamento

9h – Solenidade de Abertura – Cerimonial

– Composição da Mesa (Presidente do Comsean – Consea-Semasc)

– Hino Nacional

– Fala das Autoridades

– Desfazer a Mesa

10h – Palestra Magna – “Estado e Sociedade no Combate a Fome”

Conferencista: Estevam Ferreira da Costa

10h30 – Diálogo com a plenária

11h30 – Orientação sobre os GT`S

11h40 – Intervalo para Almoço

13h – Apresentação nos GT`S / Oficinas por eixo temático

 

Texto – Jordana Santos / Semasc