Prefeitura executa ações de infraestrutura em locais atingidos pela última forte chuva
13/03/2014 15h46

A prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), tem recebido diversas demandas da população, sobre estragos causados pela chuva que caiu em Manaus no último fim de semana, e encaminhado aos distritos responsáveis para as devidas providências. Só no Distrito da Alvorada, zona Centro-Oeste, que contempla 42 bairros, foram registradas no decorrer da semana, mais de 35 solicitações, em decorrência do temporal.
Na avenida B do conjunto Augusto Montenegro, no bairro Lírio do Vale, o igarapé transbordou. A pressão da água ocasionou desmoronamento do meio-fio e de um pedaço de terra na margem, representando perigo à comunidade. A Seminf tem trabalhado no local intensamente durante toda essa semana com obras de contenção em rip-rap, para evitar as erosões do solo e na construção de dois dissipadores para ajudar a escoar as águas, com mais eficiência.
Já na Rua 3 do bairro Alvorada 1, o muro de uma casa foi levado com a força da água da chuva, na noite do último sábado. Desde segunda-feira (10), a equipe da Seminf trabalha no local. Dona Elane, proprietária da residência, ficou assustada com a situação. “Moro aqui há 18 anos e isso nunca aconteceu. Quando ouvi o barulho fiquei assustada e fui logo ver meus filhos. Depois, vi que era o muro que havia caído. Entrei em contato com o distrito responsável por essa área e desde segunda-feira eles trabalham aqui. Fiquei feliz em poder ter sido atendida tão rápido”, disse a moradora.
Um caso semelhante aconteceu na Rua 7, entre as ruas C e E, do mesmo bairro. A equipe da Seminf já trabalha no local e tem a previsão de cinco dias para concluir os trabalhos. Só de contenção em rip-rap o distrito tem construído, em média, 24m³ de extensão por dia. Na execução do trabalho, estão envolvidos 25 homens, retroescavadeira e caçambas.
Assessoria de Comunicação da Seminf
Fotos : Alexandre Fonseca / Seminf