Mês do Servidor

Por Prefeitura de Manaus

27/10/2010 22h08

Icone audio

Uma das ações desenvolvidas pelo ManausMed (Serviço de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos de Manaus) durante a programação interna em homenagem ao mês do Servidor Público foi conscientização para a prevenção de doenças graves como a hipertensão arterial, que detém a maior prevalência no mundo moderno. Entre 18 e 22 de outubro, a atividade foi desenvolvida na sede da instituição, por meio da aferição gratuita da pressão arterial entre os servidores e de orientações sobre como evitar a doença, e os alimentos e atitudes que aumentam os riscos para tornar uma pessoa hipertensa.

No período, 155 servidores participaram da aferição da pressão, sendo que 59 eram da própria instituição. Dos atendimentos realizados, a maioria era de servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que procuraram o órgão para autorizar procedimentos médicos. De acordo com o enfermeiro José Roberto Lopes Corrêa, que realizou as medições, dos 59 atendimentos dos servidores do ManausMed, aproximadamente 10,5% apresentaram hipertensão arterial, sendo que parte deles não sabia que era hipertenso. “A apresentação de um quadro hipertensivo, com grau elevado, pode até impossibilitar as atividades profissionais”, alertou o enfermeiro. “Um quadro como este poderia ocasionar, por exemplo, um infarto fulminante do miocárdio em pleno local de trabalho. Daí a importância de um diagnóstico antecipado, da prevenção”, acrescentou José Roberto.   

Ainda de acordo com o enfermeiro, muitas dessas doenças são assintomáticas, ou seja, que não apresentam sintomas visíveis nos seus estágios iniciais. “Nem sempre a pessoa consegue perceber que está doente e isso pode levar a um estágio grave da doença. Esse tipo de iniciativa da Prefeitura de Manaus e do ManausMed permite ao cidadão a possibilidade de obter mais informações, conscientizando-o para a importância realizar exames regularmente a fim de verificar as condições de sua saúde, buscando uma melhor qualidade de vida”, completou o enfermeiro.

Na Semed

 

Nos dias 20 e 21 de outubro, o ManausMed também participou de um evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), direcionado a professores, pedagogos, servidores administrativos e outros profissionais, em comemoração do Dia do Professor. Junto com outros órgãos do Município, o ManausMed realizou a aferição da pressão arterial em mais de cem servidores. Destes, cerca de 10% apresentaram um quadro hipertensivo. “Prestamos as orientações necessárias a esses servidores. O objetivo maior é fazer com que ele tenha conhecimento do problema e busque o tratamento correto “, explicou José Roberto, ressaltando o perigo de certos alimentos para pessoas hipertensas como o sal em excesso, frituras, as bebidas alcoólicas e o fumo. “É bom lembrar que o sedentarismo é outro risco. Pessoas com abdômen maior que 104 cm (homem) e 98 cm (mulher) também têm mais probabilidade de serem hipertensas”, comentou.