Mais de 114 mil alunos da Semed estudarão com o Sistema Aprende Brasil da Editora Positivo

Por Prefeitura de Manaus

11/03/2014 18h09

Icone audio

sisilustfut2

 

Neste ano, mais 70.618 estudantes passarão a estudar com o material didático do Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo, totalizando o número de 114.618 alunos da rede pública municipal. A Secretaria Municipal de Educação (Semed), fará o lançamento do programa na próxima sexta-feira (14), às 14h, no Quality Hotel Manaus, localizado na Avenida Mário Ipiranga, bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.

 

Além dos 44 mil alunos das 76 escolas municipais que já utilizam o Aprende Brasil, o programa será ampliado para outras 125 escolas do Ensino Fundamental, tendo algumas do 1º ao 5º ano, do 6º ao 9º ano e outras do 1º ao 9º ano.

 

A coordenadora do Aprende Brasil em Manaus, Valéria Marcondes Brasil, informou que além da ampliação, os estudantes contarão com o software de ensino Aprimora, que oferece uma combinação de atividades interativas multimídia para os alunos e professores de todas as escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

 

“O destaque do projeto para 2014 é o software educacional, que tem como objetivo fazer um atendimento heterogêneo na sala de aula, identificando as crianças que têm maior dificuldade, para poder resgatá-las, e as que têm maior facilidade para continuar avançando no potencial de educação. O acompanhamento será todo feito pelos pedagogos das escolas”, informou.

 

A coordenadora contou, ainda, que tablets serão doados pela Positivo para incrementar os telecentros das escolas. “Para as escolas que não possuem telecentros, nós levaremos salas itinerantes com todos os recursos tecnológicos e pedagógicos para que o produto (tablet) não seja um empecilho nessas escolas que não possuem telecentros”.

 

Valéria ressaltou que a expectativa é que, em dois anos (2014 e 2015), a rede municipal de ensino dê um salto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Nosso foco maior é nas escolas do 6º ao 9º ano (Ensino Fundamental 2), que precisam de mais atenção pedagógica, por conta do resultado de alunos reprovados e desistentes”.

 

O secretário da Semed, Humberto Michiles, destacou que o Sistema de Ensino Aprende Brasil é uma ferramenta utilizada em outros Estados do País, tanto por escolas da rede pública, quanto da privada, e além de oferecer capacitações para professores, possui um material pedagógico de qualidade. “Iremos oferecer o que tem de melhor em material pedagógico com objetivo de potencializar o aprendizado dos alunos da rede pública municipal e melhorar a qualidade de ensino em Manaus”, enfatizou Michiles ao destacar que, este ano, a secretaria trabalhará para avançar na melhoria educacional da cidade de Manaus e dos índices do Ideb.

 

Software Aprimora

O Aprimora usa a tecnologia para criar um ambiente de autoavaliação que se adapta ao desempenho do aluno. O sistema apresenta questões e conteúdos de apoio para que ele possa melhorar sua performance. A participação do professor é ativa durante o processo de ensino, podendo criar atividades e acompanhar de perto a evolução dos alunos.

 

O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece:

·    Acompanhamento e assessoramento pedagógico;

 

·   Acesso ao Portal Educativo: possibilita o trabalho dos conteúdos curriculares por meio de uma linguagem interativa e diferenciada; oferece aos professores acesso aos artigos dos principais e mais importantes educadores do País; disponibiliza um grande referencial teórico para a formação continuada, além de possibilitar a divulgação das principais atividades desenvolvidas pelas escolas municipais;

 

·  Software APRIMORA: será instalado em todas as escolas de 6º ao 9º ano, conveniadas em 2014, proporcionando ao professor e ao aluno um trabalho pedagógico específico, além de possibilitar aos alunos o avanço e o resgate da aprendizagem;

 

·  Formação Continuada: serão realizadas, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) e na própria escola, ao longo do ano, mais de 500 horas de formação por áreas específicas;

 

·  Hábile: é uma ferramenta que complementará a avaliação institucional por aluno, permitindo o diagnóstico e o trabalho pedagógico individualizado em todas as áreas curriculares. Ocorrerá ao final do mês de março e ao final do ano, para acompanhamento da aprendizagem dos alunos.

 

TEXTO: Luana Carvalho

FOTO: Rodemarques Abreu

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): (92)3632-2054