Fundação Dr. Thomas
27/10/2010 14h41
Um grupo de 15 idosos residentes na Fundação Dr. Thomas visitou no sábado, 30, o Palacete Provincial – antigo Comando da Polícia Militar –, localizado na Praça Heliodoro Balbi, s/nº, no Centro.
Os idosos tiveram a oportunidade de conhecer obras de pintura e fotografia de artistas amazonenses e se identificar com as paisagens amazônicas. Muitos deles nasceram no interior, são ribeirinhos que vivenciaram atividades como a pesca e o plantio. Na sala que abriga o Museu da Imagem e do Som assistiram a vídeos com imagens antigas da cidade.
Após a visita os idosos fizeram um lanche na Praça Heliodoro Balbi, onde puderam também conhecer as reformas realizadas no espaço. A confraternização proporcionou a lembrança de momentos vividos no passado.
Com 94 anos, Neuza Freire de Araújo lembrou da praça e da antiga sede da Polícia Militar. “Andava sempre aqui pelo Centro. Conhecia tudo. Agora Manaus cresceu muito”, disse Neuza.
Lindalgênia Coelho Mendes, de 79 anos, gostou muito do passeio. “É sempre bom conhecer novos lugares. Gostei muito do Palacete. É muito bonito”, afirmou Lindalgênia.
A visita faz parte de um cronograma de passeios externos mensais que a instituição preparou para os idosos. A presidente da Fundação Dr. Thomas, Martha Cruz, ressaltou que os passeios são momentos importantes para a integração dos idosos à sociedade. “É uma oportunidade para que eles conheçam os pontos turísticos da cidade”, disse.
Martha informou que, a cada mês, a instituição vai levar os idosos para visitar um local turístico da cidade. Os idosos são sempre acompanhados por uma equipe de profissionais da instituição, como assistentes sociais e enfermeiros. A visita ao Palacete Provincial foi apoiada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), que disponibilizou o ônibus que transportou os idosos.


