Prefeito inaugura academia em homenagem a Rolls Gracie
21/05/2018 21h26

Como forma de manter a arte suave do jiu-jitsu viva, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, acompanhado da primeira dama Elisabeth Valeiko, entregou, nesta segunda-feira, 21/5, à tarde, o projeto social Rolls Gracie, na rua Líbano, no bairro Zumbi 2, na zona Leste. O espaço passou por uma pequena reforma após uma articulação do vereador João Luiz, com a iniciativa privada, angariando recursos para realização da obra.
O prefeito havia conhecido o espaço anteriormente e se surpreendeu com as precárias condições que o mestre Jefter Nunes, conhecido no mundo da luta como Coringa, administrava o projeto e realizava as aulas com tantos jovens.
“Aqui não tem dinheiro público. É esforço do vereador João Luiz, que era o nosso secretário de esportes. Vemos uma academia que era um escombro e agora está modesta, mas moderna. Com um novo tatame e equipamentos”, disse Arthur.
Segundo o prefeito, o projeto a partir de agora irá se chamar Rolls Gracie em homenagem ao grande lutador que morreu precocemente.
“Damos o nome dessa academia de Rolls Gracie porque ele foi o maior expoente da geração dele e morreu de forma precoce, em um acidente de asa delta e teria deixado um nome maior ainda, se tivesse vivido mais tempo e seria hoje um faixa vermelha, com todos os títulos de campeão. Essa é uma justa homenagem”, explicou o prefeito.
Para o mestre Coringa, professor de jiu-jitsu do projeto, a reforma só veio a contribuir, uma vez que, além dos reparos estruturais no espaço, também resultou em um novo tatame e novos quimonos para os alunos.
“Daqui para frente vai ser bem melhor o treinamento com as crianças, porque todos estão com quimonos novos o que permite treinar posições que antes não poderiam. A estrutura melhorou bastante para o que era, quando o prefeito veio conhecer e agora só temos a agradecer”, disse satisfeito o mestre da academia.
Luta em família
Um exemplo dos bons resultados do projeto é a família de Fábio César e Rosicléia de Araújo. Eles têm três filhos e toda a família frequenta a academia diariamente. Para os pais é um ótimo trabalho para a disciplina dos filhos e para a mãe a iniciativa traz melhoria e qualidade de vida para toda sua família.
“O projeto ajuda meus filhos e toda a comunidade. Aqui é uma área vermelha e o projeto incentiva as crianças a ficarem longe do perigo existente e a praticar o esporte”, disse o pai orgulhoso de participar do projeto.
A inauguração também contou com a presença do atual secretário municipal de Juventude Esporte e Lazer (Semjel), João Carlos, o presidente da Federação de Jiu-Jitsu do Amazonas (FJJAM), mestre Oswaldo Alves e o vereador João Luiz.
Fotos: Mário Oliveira / Semcom
Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsmingpBi