Segurados da Manaus Previdência participam de curso de tinta caseira

Por Prefeitura de Manaus

20/04/2018 13h04

Icone audio

 

Aliar inovação, economia e possibilidade de renda extra são as oportunidades que os aposentados e pensionistas da Prefeitura de Manaus estão tendo para ocupar o tempo. Em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), a Manaus Previdência está oferendo aos segurados aulas de artesanato com tinta caseira.

 

A primeira aula foi nesta sexta, 20/4, na sede da Manaus Previdência, e os segurados usaram produtos naturais, transformando o pó de café na tinta marrom, o urucum na cor laranja, o açafrão na amarela, por exemplo.

 

O processo de produção de tinta artesanal é simples: basta misturar água, trigo e sal e algum componente para coloração, como também a beterraba e a cenoura.

 

“Com o uso de material caseiro, nossos alunos colaboram com o meio ambiente a partir do reaproveitamento de coisas que seriam jogadas fora, e ainda podem gerar uma renda extra comercializando as produções”, conta a professora Judite Melo, da Espi.

 

Durante o curso, são enfatizadas confecções de objetos à base de jornais e revistas, além de outros materiais recicláveis, transformando-os em porta-pratos, carrocinhas e peças decorativas as quais as tintas produzidas serão aplicadas. “Não há nenhum empecilho para não realizar uma atividade como esta. É fácil, rápida e beneficia todos nós”, afirma Melo.

 

A próxima turma de artesanato começa no dia 25 de maio, com ênfase em trabalhos com crochê, com uma nova instrutora.

 

Texto: Stephanie de Farias / Manaus Previdência

Foto: Divulgação Manaus Previdência