Quatro lixeiras viciadas no Tarumã são retiradas pela Prefeitura

Por Prefeitura de Manaus

17/04/2018 13h37

Icone audio

17.04.18 lixeiras viciadas são retiradas pela Prefeitura.

 

O trabalho de remoção, limpeza e reabilitação de lixeiras viciadas, desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, segue avançando pela cidade. Nesta terça-feira, 17/4, mais quatro pontos passam por limpeza e começam a ser transformados em um jardim comunitário.

 

As lixeiras viciadas trabalhadas pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) essa semana estão localizadas ao longo da Avenida Sócrates Bomfim, no ramal da Marina Tauá, Bairro Tarumã, na zona Oeste, e vinham sendo utilizadas para descarte irregular de entulhos, restos de obra, pneus velhos, entre outros materiais.

 

“Esse tipo de descarte é ilegal. Causa transtorno aos moradores e prejuízos ambientais irreversíveis”, explicou o subsecretário operacional a Semulsp, José Rebouças, acrescentando que a solução para o local é a implantação de jardins nos quatro pontos para tentar inibir a reincidência de lixo.

 

“Nessa atividade, pelo menos quatro equipes da Semulsp são mobilizadas. Entramos com a remoção mecanizada, fiscais, grupos de conscientização e, nesse caso, equipe de jardinagem. Ou seja, é bastante trabalhoso para a Prefeitura desarticular esses pontos”, comentou Rebouças.

 

Ainda segundo Rebouças, esses pontos são frequentemente visitados pelas equipes de limpeza, mas voltam a ser utilizados como lixeiras. “É uma área que conta com coleta diária e possui poucos moradores. Não tem porque estar suja frequentemente. Nossa fiscalização vem monitorando severamente, conforme determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, e já detectamos movimentação de fora do bairro efetuando essa irregularidade”, declarou Rebouças.

 

Balanço de lixeiras viciadas

Esse ano, a Prefeitura de Manaus já realizou 173 ações de combate a lixeiras viciadas com limpeza, implantação de 10 jardins, instalação de 15 lixeiras comunitárias e 20 placas educativas.

 

A Prefeitura de Manaus vai continuar os trabalhos de combate à formação de lixeiras viciadas. “Assim que identificadas, essas áreas passam por limpeza, recebem equipes de conscientização e articulação com a comunidade. O trabalho de fiscalização também está mais contundente. A meta é livrar a cidade dessa prática ruim e maléfica para a população”, ressaltou o subsecretário.

 

Para viabilizar os jardins, a Semulsp utiliza espécies de agave, pau-pretinho, croton taperebá, espada de São Jorge, dracena, bananeira, cróton police, jasmim do Caribe, grama esmeralda, entre outras, todas cultivadas no viveiro próprio da Semulsp.

 

Fotos: Divulgação / Semulsp

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskzwH9xY