Semsa faz alerta sobre falsa carrocinha que tenta capturar animais
20/02/2014 15h41

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) registrou, nesta quarta-feira (19), um boletim de ocorrência no 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para pedir a investigação de um grupo de pessoas que, pelo menos em uma situação relatada, passou-se por funcionários do Centro de Zoonoses, da Prefeitura de Manaus, para tentar capturar cães em uma residência e que pode estar agindo nas ruas de Manaus.
A denúncia partiu da dona de casa Gilvanete Guimarães que procurou a direção do CCZ para solicitar informações sobre o motivo de homens, que diziam ser funcionários do órgão, tentarem entrar na casa dela, à força, para levar seus cães, no último dia 8 de fevereiro.
Segundo o diretor do CCZ, Francisco Zardo, a dona de casa Gilvanete chegou ao CCZ indignada, sem saber os motivos pelos quais queriam levar seus cachorros. “Explicamos a ela que o CCZ não enviou nenhuma carrocinha na casa dela. Somente vamos às residências quando somos solicitados. Mostramos a nossa carrocinha para ela e a dona Gilvanete não a reconheceu. Então, o carro não era nosso e agora a polícia está investigando, porque essas pessoas estão culpando a prefeitura por levar os animais de forma indiscriminada e nós não fazemos isso”, declarou.
No Boletim de Ocorrência, Gilvanete relata que às 14h do dia 8 de fevereiro, um grupo de pessoas afirmando que seria do CCZ, queria capturar seus cachorros e tentaram entrar, à força, em sua residência no Tarumã, zona Oeste de Manaus. “Eles disseram que iriam retornar a minha casa com um mandado do órgão. Eu me dirigi ao CCZ para perguntar o motivo da captura dos meus animais e fui informada que a ação não procedia, que não tinha sido o CCZ”, afirmou.
Diante da denúncia, o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, solicitou uma investigação rigorosa do caso e disse que nenhuma equipe do CCZ está autorizada a entrar na casa das pessoas sem a permissão dos donos. “Faço um alerta à população de que recebemos essa denúncia de que há pessoas que estão se passando por funcionários do CCZ para capturar os animais de forma indiscriminada. Trabalhamos de forma responsável e nunca vamos às residências sem sermos chamados. Pedimos a parceria da população para denunciar estas pessoas para que possamos identificar e tomar as devidas providências”, solicitou Melo.
Sobre o CCZ
O CCZ é uma unidade de saúde pública que tem como atribuição fundamental prevenir e controlar as zoonoses (como raiva, leptospirose e leshmaniose visceral), desenvolvendo sistemas de vigilância sanitária e epidemiológica, executando suas funções por meio do controle de populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) e controle de populações de animais sinantrópicos (morcegos, pombos, ratos, mosquitos, abelhas entre outros). Essa ação é baseada em trabalhos educativos, que procuram esclarecer e contar com a colaboração e participação de toda a sociedade, complementada por ações legais e fiscais.
As carrocinhas são utilizadas para a remoção e captura específicas de animais que ofereçam riscos diretos à saúde pública, de forma humanitária e de acordo com regras do Conselho Federal de Medicina Veterinária.
Departamento de Comunicação – SEMSA
Reportagem: Cláudia Barbosa
(92) 3236-8315
decom.semsa@gmail.com