Professores convocados têm até o dia 28 de junho para se apresentarem

30/05/2018 15h17

Os 78 professores convocados de nível Superior nas áreas de matemática e ciências, aprovados no Concurso Público 2017/2018, da Prefeitura de Manaus, para atuar nas escolas da rede municipal de ensino, têm até o dia 28 de junho para se apresentarem. A convocação foi publicada nas páginas 2 e 3, do caderno 1, edição 4372, do Diário Oficial do Município (DOM), da terça-feira, 29/5.

“Essa é mais uma medida do nosso projeto para a educação de qualidade, que envolve fortalecimento pedagógico, valorização do professor e a infraestruturação das escolas. Estamos preenchendo uma lacuna nas nossas salas de aula que, sem dúvida, é fundamental para colocar Manaus numa posição ainda mais elevada no Ideb, nosso principal instrumento de avaliação da qualidade da educação que oferecemos em nossas escolas”, destaca o prefeito Arthur Virgílio Neto.

Dentre os convocados, 45 são para as disciplinas de Matemática e 33 de Ciências. Os profissionais serão distribuídos entre as Divisões Distritais Zonais (DDZs), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), dos quais 28 irão para a Leste 2; 20 para a Leste 1; 15 para a Norte; 11 irão para a Oeste; três para a Rural/Rodoviária e um para a Rural/Ribeirinha.

Segundo a secretária da Semed, Kátia Schweickardt, apesar do momento de crise muito acirrada, a realização do Concurso Público demonstra o compromisso da gestão do prefeito Arthur Neto com a qualidade de vida da população e do processo de ensino e aprendizagem.

“Estamos chamando 78 professores de Matemática e Ciências, as áreas que mais estamos precisando. Em seguida vamos chamar mais. Com isso, estamos mostrando para cidade que nosso foco está mesmo na valorização da categoria, voltado para aquilo que é nossa razão de existir, que são nossos alunos e proporcionar uma educação de qualidade”, disse Kátia.

Documentação

Os candidatos deverão comparecer, das 8h às 12h, à sala 113, da Comissão de Investidura da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizada na zona Centro-Sul de Manaus.

Os professores aprovados devem apresentar cópias e originais do: RG; CPF; Título de eleitor; uma foto 3×4; PIS/PASEP; comprovante de residência; certidão negativa de cargo público (municipal, estadual e federal); declaração de bens atualizada; comprovante de titularidade de conta bancária; certidão de casamento; certidão de filhos menores de 18 anos; CPF dos filhos e/ou dependentes a partir dos 12 (anos); exames médicos pré-admissionais com atestado de exame de sanidade e capacidade física validado pela Junta Médico-Pericial do Município; registro no conselho competente e certificado/diploma com respectivo histórico, de acordo com a exigência do cargo.

A chefe da Divisão de Pessoal da Semed, Altina Magalhães, alertou que os professores aprovados fiquem atentos ao prazo e à documentação que deve ser apresentada no ato da posse. “Peço a colaboração dos interessados, que se apresentem, impreterivelmente, no período de 30 dias. Assim que os candidatos apresentarem toda documentação, tomarão posse e serão lotados nas nossas escolas dentro das suas especialidades”, explicou.

Outras informações podem ser obtidas na Comissão de Investidura da Semed pelo telefone (092) 3632-2254.

Concurso Público

A prova do concurso para provimento de vagas de 400 novos professores da rede pública municipal de ensino aconteceu em janeiro deste ano. Os educadores de nível Superior aprovados atuarão em turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (146), Educação Infantil (101), Artes (4), Ciências (37), Educação Física (23), Ensino religioso (5), Geografia (8), História (8), Inglês (3), Língua Portuguesa (5) e Matemática (60).

O certame prevê 5% das vagas para candidatos com deficiência. Além disso, também será feita a formação de cadastro reserva, que será utilizado conforme a necessidade da Semed.

Os aprovados terão carga horária de 20h semanais, com remuneração bruta de R$ 1.609,32, que pode ser acrescida de Função Especial de Magistério (FEM) de carga dobrada, Localidade Especial ou Educação Especial, conforme legislação específica.

Texto: Paulo Rogério Veiga / Semed