Prefeitura realiza formatura dos alunos do Programa Ampliando Horizontes neste primeiro semestre

11/07/2023 13h35

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta segunda-feira, 10/7, a formatura dos alunos de língua inglesa e língua espanhola do Programa Ampliando Horizontes – 1° semestre de 2023. A solenidade ocorreu no salão SpeTaculo’s, localizado no conjunto Shangrilá, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da cidade.

Foram beneficiados servidores da Semed, cônjuges e os filhos com idade a partir de 18 anos. Os alunos de Inglês e Espanhol, com carga horária de 540 horas e duração de três anos de curso, receberam certificados da secretaria. Já os de Libras tiveram aulas, também com carga 540 horas, com dois anos de duração, sendo o certificado duplo, ou seja, da Semed, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O programa é coordenado pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da secretaria. De acordo com a coordenadora do PAH, Suellen Gomes Barros, quem estuda no projeto tem a chance de conhecer outro idioma. Além disso, a iniciativa tem ajudado muito os servidores em outros segmentos.

“Aprender uma segunda língua é de extrema importância para o crescimento e desenvolvimento intelectual de qualquer pessoa. Além de oportunizar a comunicação em vários países falantes dos idiomas estudados. Sobre a Libras, é extremamente importante para favorecer o processo de inclusão dos alunos surdos e com deficiência auditiva na rede. Vale ressaltar que os nossos alunos, por intermédio dos cursos, já obtiveram aprovação em mestrados e doutorados em testes de proficiência realizados em outras instituições”, concluiu.

Ao todo, 44 alunos se formaram. Deste total, dez em Inglês, 28 em Espanhol e seis no curso de Libras.

“Aprender uma nova língua abre novas possibilidades, era um sonho antigo aprender a língua espanhola. Durante a pandemia, em julho de 2020, aceitei o desafio e de um modo totalmente remoto iniciei essa jornada. Participar do Programa Ampliando Horizontes trouxe muitas alegrias e novas amizades, mas além de tudo foi terapêutico, pois a turma, mesmo a distância, ficou muito unida. Criamos fortes laços e ajudamos uns aos outros. Hoje, depois de três anos de curso, é uma honra e privilégio me formar no curso de língua espanhola ao lado de pessoas tão queridas”, destacou a formanda Leslye Moutinho, assessora técnica do Departamento de Planejamento (Deplan) da Semed.

Texto – Emerson Santos / Semed

Foto – Divulgação / Semed