Prefeitura oferece curso de informática básica para responsáveis de alunos da escola André Vidal de Araújo

08/05/2023 18h20

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou, na tarde desta segunda-feira, 8/5, o Programa Senac para públicos prioritários. A iniciativa, no primeiro momento, vai funcionar como um projeto-piloto, oferecendo curso de informática básica aos responsáveis de alunos do Complexo Municipal de Educação Especial (CMEE) André Vidal de Araújo.

O curso é uma parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AM), feita por intermédio do Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi), que faz parte Departamento de Gestão Educacional (Dege) da Semed.

De acordo com o diretor da Dege, Anézio Mar, o projeto deve ser ampliado para outras áreas e a ideia do projeto-piloto é ofertar uma qualificação profissional para os pais enquanto os filhos são atendidos na escola.

“Esse piloto é um projeto de qualificação para os pais, mães e  responsáveis para que eles de fato possam ter uma qualificação profissional, enquanto os filhos são atendidos e estão estudando na escola André Vidal. E estamos bastante alegres por estarmos fazendo esta parceria, e isso é só o início, porque já estamos pensando em outros projetos junto ao Senac na área da gastronomia, empreendedorismo, entre outras”, explicou o diretor.

Segundo a diretora da Divisão de Educação Profissional do Senac/AM, Ellen Castro, o trabalho feito, a partir da parceria firmada com a Semed, faz parte das políticas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Amazonas.

“Esse é um momento muito importante para o Senac Amazonas, também para o cumprimento da nossa missão de educar para o trabalho. Também é uma realização dos projetos e direcionamentos que priorizam o trabalho com os públicos prioritários, especialmente na inclusão digital e social, por meio dessa qualificação”, garantiu Ellen.

O curso será no Centro de Tecnologia Educacional da escola André Vidal, localizado na rua da Penetração, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, todas terças e quintas-feiras, das 14h às 16h, e terá carga horária de 40 horas, além de certificado de conclusão de curso expedido pelo Senac. As aulas iniciam nesta terça-feira, 9/5.

Uma das beneficiadas é a dona de casa Jacilene Feitosa, de 54 anos, mãe do Ângelo Feitosa, estudante com Síndrome de Down, atendido pela escola André Vidal de Araújo. Ela nunca fez curso de informática e está ansiosa pela capacitação.

“Para mim, informática é um mundo novo, porque nunca tive a oportunidade de fazer um curso de informática, até por conta da dedicação que tenho ao meu filho, mas agora vai ser possível, graças a Deus”, disse Jacilene.

Texto – Emerson Santos / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed