Prefeitura de Manaus encerra semana sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis com palestra para servidores da Semed

17/02/2023 16h59

Com objetivo de reforçar a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a palestra “ISTs – prevenção, sintomas e tratamentos”, no encerramento da semana sobre o tema, no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, na sede da secretaria. A ação faz parte do “Fevereiro Roxo”, e foi destinada aos servidores da sede e também aos educadores das sete Divisões Distritais Zonais (DDZs), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A programação contou com testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C e também vacinas para a Covid-19 (terceira e quarta doses), febre amarela, hepatite B e tétano.

Para Wânia Braga, gerente da Gerência de Desenvolvimento do Servidor (GDS), foi uma programação muito proveitosa, pois todo o trabalho realizado é para atender aos servidores com informações e orientações.

“Mais uma vez, a Prefeitura de Manaus, ao lado da nossa secretária de Educação, Dulce Almeida, realizou mais uma ação de prevenção à saúde. A gente percebe que foi uma semana intensa, e mais uma vez aquele olhar relacionado ao cuidado da saúde do servidor. É sempre positivo, porque nós ainda temos um número grande de servidores afastados, por isso a importância de ações como esta”, salientou a gerente.

De acordo com a palestrante, a enfermeira Solange Sales Albuquerque, da Vigilância em Saúde do Distrito Sul (Gevisa) da Semsa, é essencial que todos possam se prevenir e tomar os devidos cuidados não apenas no carnaval, mas em toda vida.

“Nós fomos convidados para ampliarmos as informações com relação às ISTs. Nós temos que sempre comunicar a população, não só nesse período de carnaval das pessoas que se excedem um pouco a mais e terminam se expondo mais ao risco. A nossa vinda foi para chamar a atenção dos professores, para eles repassarem essas informações a todos na escola”, comentou a palestrante.

Servidor da Semed há 17 anos, Ediomar Batista, assessor pedagógico da Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Geja), confessou ser um brincante do carnaval, mas afirmou que as informações da palestra vão atuar como multiplicadores para outras pessoas.

“É importante a orientação para os nossos servidores brincarem o carnaval de forma segura e não se contaminarem com qualquer doença sexualmente transmissível. É bom compartilhar esse conhecimento com os servidores para que possam multiplicar essas informações e levar para casa, bairro e igreja, pois carnaval se brinca nas ruas, mas também temos os retiros nas igrejas”, disse Batista.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Lucas Levi / Semed