Escolas da Prefeitura de Manaus podem se inscrever para o selo ‘Juntos pela Vida’, do Ministério Público

Por Prefeitura de Manaus

13/03/2024 14h19

Icone audio

As unidades de ensino, da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), já podem fazer sua inscrição para o projeto do selo “Juntos pela Vida”, do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), que certifica instituições de ensino com alto índice de vacinação. O processo foi iniciado na segunda-feira (11), por meio do link: https://mpam.mp.br/juntos-pela-vida/inscricoes. O período das inscrições vai até o dia 14 de junho de 2024. O objetivo é evitar o retorno de doenças e combater a disseminação da Covid-19.

Este ano, a certificação será em duas etapas. A primeira será a inscrição preliminar e o agendamento de auditoria pelo Ministério Público. Nessa etapa, que vai até o dia 14 de junho, as escolas devem fornecer um diagnóstico inicial de sua cobertura vacinal. Já na segunda etapa, dia 14 de agosto, as unidades de ensino deverão demonstrar ter atingido o mínimo de 80% de cobertura vacinal, procedendo ao preenchimento do formulário de agendamento, para se submeterem à auditoria do MP.

O gerente da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe) da Semed, Mário Lima, destacou a importância da participação das escolas da rede municipal para não perder o período das inscrições, devido ao trabalho realizado de imunização.

“A importância da participação das escolas nessa parceria com o MP-AM é grande de poder também trabalhar junto, com relação a essa temática. É muito importante que as nossas escolas façam as inscrições para concorrerem a esse prêmio do selo, não é só pela valorização do selo, mas, sim, pela cobertura vacinal, que a escola contempla com o selo. Isso é uma benfeitoria, uma qualidade de vida, é uma melhora para toda a sociedade”, comentou.

A procuradora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Cao-PDC), Delisia Ferreira, citou que é fundamental o trabalho com a rede pública de ensino, mais precisamente com a Semed, com o público de alunos que atendem em toda capital.

“Convido todas as escolas a se inscreverem, não ficar com receio. Ao longo da caminhada todos vão fazendo suas estratégias, sendo os gestores para conseguir alcançar os 80%, para depois, a gente conceder o selo. A nossa expectativa, é que muitas escolas conseguiram fazer sua inscrição, até porque vem desde o ano passado, principalmente a Dircélia Ortiz com a Semed trabalhando, junto com a secretaria Dulce Almeida, para que as escolas comecem antecipadamente ver se os alunos estão vacinados ou não. Tem todo um trabalho, junto com a saúde”, comentou.


— — —

Texto – Paulo Rogério/ Semed

Fotos – Eliton Santos/ Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBhk8g