Prefeitura de Manaus começa as atividades da Semana da Literatura Amazonense 

Por Prefeitura de Manaus

05/04/2024 9h36

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a solenidade de abertura da “Semana da Literatura Amazonense”, na tarde desta quinta-feira, 4/4, na quadra poliesportiva da escola municipal Firme na Fé, no bairro Alvorada, zona Oeste. A programação ocorre em toda a rede de ensino e envolve alunos das modalidades da educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em ações pedagógicas diversificadas, durante todo o mês de abril.

A ação envolverá os mais de 250 mil alunos matriculados nas 507 unidades da Semed). A semana foi instituída por meio da Lei Municipal nº 882/2005, que dispõe que o início do mês de abril seja destinado para trabalhar a programação nas unidades escolares da rede municipal de ensino.

“Essa ação é interessante, porque aproxima a leitura e a literatura dos nossos alunos, o que é fundamental. Hoje, com a era digital, parece que a procura pelos livros, pela leitura, ficou deixada de lado, parece que não estão dando a devida importância. Então, por isso, é tão importante essa ação, porque visa levar esse gosto pela leitura em toda rede municipal de ensino”, disse o chefe da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), Luiz Oliveira, que na oportunidade estava representando a secretária municipal de Educação, Dulce Almeida.

A ação é coordenada pela Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe). De acordo com o gerente da Gacpe, Mário Lima, a programação busca divulgar a cultura local, bem como incentivar a leitura no ambiente escolar das unidades de ensino do município de Manaus.  

“O objetivo da ação é divulgar a literatura local, bem como os escritores, nas escolas da rede municipal de ensino, a fim de promover e estimular a leitura de obras de escritores amazonenses nas unidades de ensino da Semed, como forma de valorizar as produções e cultura regionais”, disse Mário Lima.  

Durante a Semana da Literatura Amazonense, serão realizadas atividades pedagógicas, como exposições de livros, concursos de poesias, de literatura, gincanas, feiras culturais, palestras, homenagens, além de outras atividades que estimulem o corpo docente e discente à pesquisa de produções inéditas, baseadas em obras de renomados escritores do Amazonas.

— — —

Texto – Emerson Santos/ Semed

Fotos – Eliton Santos/ Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBkdrj