Prefeitura inaugura mais duas ‘Casinhas de Livros’ em escolas das zonas Rodoviária e Oeste de Manaus

11/05/2023 17h33

Para estimular a leitura e a criatividade nos estudantes, a Prefeitura de Manaus, em parceria com a CEC Brasil, inaugurou nesta quinta-feira, 11/5, o projeto “Casinha de Livros” em mais duas unidades de ensino, coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), nas zonas Rodoviária e Oeste da cidade. A iniciativa tem finalidade de criar espaços físicos e simbólicos de emancipação social, por meio da formação do leitor, da educação e socialização, utilizando a leitura como atrativo e ponto de encontro.

O espaço lúdico, recém-inaugurado, conta com um acervo de 600 livros, sendo um ambiente de conhecimento, diversão e inspiração para os estudantes. A ação pedagógica também forma pessoas capazes de entender o valor da leitura para o desenvolvimento intelectual e cognitivo, além da emancipação econômica e social.

De acordo com o chefe da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe), Mário Jorge Lima, estimular ações lúdicas relacionadas à propagação do hábito da leitura é uma orientação pedagógica da gestão do prefeito David Almeida.

“As escolas que recebem o projeto não possuem biblioteca. Então, por isso procuramos essas escolas para realizar o sonho das crianças. Queremos que nossos estudantes desenvolvam a leitura e possam viajar por meio de histórias, que o acesso aos livros possibilita. Com a parceria da CEC Brasil e apoio da 3M e Bayer, a Semed tem abraçado com todo carinho essa iniciativa”, declarou Lima.

A Casinha de Livros também forma mediadores do espaço, dentro de uma lógica de dinamização prática da atividade, conforme explicou Cynthia Takayama, coordenadora de projetos da CEC Brasil.

“Essa ideia já realizamos há alguns anos em Manaus, em parceria com várias empresas. A CEC Brasil realiza programas, via lei de incentivo à cultura. Então, pelo Ministério da Cultura, aprovamos os projetos e as unidades de hoje também recebem o apoio da empresa 3M”, detalhou.

Zona Rodoviária

A primeira unidade contemplada foi a escola municipal Ester, na rodovia BR 174, quilômetro 8, que atende 290 alunos, da Pré-escola e anos iniciais do Ensino Fundamental. Na ocasião, houve apresentação cultural, teatro de fantoche e recital de poesia.

“A Casinha de Livros vai nos auxiliar no desenvolvimento cognitivo e intelectual dos nossos alunos. Por meio da leitura, eles vão adquirir conhecimentos e aprender a ler com mais fluência. Assim, serão preparados para a vida”, comentou o gestor da unidade de ensino, Kelcimar Saboia.

A estudante do 5° ano, Beyoncé Emanuele, de 10 anos, ficou fascinada com o espaço de leitura, tendo em vista que parte do acervo é focada em sustentabilidade e incentiva a importância da preservação do meio ambiente.

“Achei maravilhosa a ideia de trazer para a nossa escola, a casinha de leitura. Vamos aprender mais e viajar na leitura. Todo mundo vai ler melhor”, enfatizou.

Zona Oeste

O espaço literário também foi inaugurado na escola municipal Prof.ª Percilia do Nascimento Souza, no bairro Compensa, zona Oeste, que atende 486 alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Olhares atentos, curiosidade e a expectativa dos estudantes marcaram o evento.

A gestora da unidade, Silvana Magalhães, explicou como os estudantes irão aproveitar o espaço pedagógico recém-inaugurado. “A casinha vai ser utilizada com um cronograma de atendimento pelos professores. Cada um vai fazer o seu atendimento dentro dela. Também vamos procurar parceria com os pais para que a gente possa abrir também para a comunidade. A leitura precisa ser expandida. Com bons leitores, vamos ter bons cidadãos”, frisou.

Apoio

A iniciativa também recebe apoio da empresa 3M, segundo o diretor da Planta de Manaus, Eduardo Araújo.

“A 3M vem apoiando esse projeto da Casinha de Livros desde 2015. Então, são oito anos de parceria com a CEC Brasil, nós já distribuímos vinte e duas casinhas, dentre essas, 17 foram entregues para Manaus ou comunidades próximas. Acreditamos que incentivando a leitura desde a infância com certeza vamos criar cidadãos com maior responsabilidade social”, concluiu.

A escola municipal Catarina Paz da Costa, na zona Leste, também receberá esse projeto, sendo ao todo quatro unidades da Semed contempladas com a ação.

Texto – Andrew Ericles / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed