Valorização dos servidores

Por Prefeitura de Manaus

26/07/2023 10h45

No final do mês de junho, 1.553 servidores municipais ativos, aposentados ou pensionistas de Área Não Específica viveram um momento histórico. O prefeito David Almeida sancionou a Lei nº 2.928 que criou o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) desses profissionais. Os novos enquadramentos garantem uma maior segurança, como destacou as servidoras Verenice Castisani, 65 anos, que há 27 anos trabalha na gestão municipal, e Fátima Formoso, 60 anos, que desde 1982 atua em setores administrativos da prefeitura.

“Para nós, foi uma benção recebermos desse governo a assinatura do nosso plano. Tenho pouco tempo faltando para me aposentar e eu gostaria desse benefício porque nós não tínhamos um salário fixo. Íamos depender deste plano para ficarmos numa condição financeira estabilizada, porque na velhice que precisamos de dinheiro, ainda mais depois de aposentada é que precisamos mesmo. A preocupação era essa. Fiquei supersatisfeita”, enfatizou a servidora Verenice, que atua no Departamento Administrativo Financiamento (DAF) da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).

O PCCR da Área Não Específica beneficia os servidores efetivos que não eram contemplados com um instrumento que possibilitasse o desenvolvimento e a progressão na carreira, por não estarem vinculados a nenhuma das áreas da administração municipal com planos próprios, como finanças, educação e saúde. A área não específica é composta por servidores municipais que desempenham suas atividades em 17 secretarias da prefeitura.

Fátima Formoso afirmou que essa nova diretriz foi um presente que os servidores já esperavam há muito tempo, sendo que várias gestões já tinham prometido, mas nenhuma tinha realizado.

“Vários prefeitos passaram e infelizmente não fizeram. Agora, o prefeito David nos deu esse presente e eu tenho certeza que muitos funcionários estavam esperando. Nós não tínhamos plano de cargo e salário como as outras secretarias, por exemplo. Agora, eu pretendo me aposentar. Não sei se será agora ou daqui a dois anos, Deus vai me mostrar o momento certo, mas eu já estava esperando esse plano para conseguir me aposentar. Agora nós temos um salário bom, digno, e antes não tinha como ter isso definido. Agora vou poder planejar o restante da minha vida”, disse.