Chama o Samu!

Por Prefeitura de Manaus

26/03/2024 9h31

Chama o Samu! A frase popular, sinônimo de solução para casos de emergência, é uma referência ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), oferecido em Manaus pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O serviço completou 18 anos em Manaus no mês passado. Ao longo desse período, diversos servidores contribuíram para a eficiência do serviço, um deles é o enfermeiro Marcelo Bezerra da Cunha, que trabalha no atendimento desde o início do programa.

“Quando o Samu chegou a Manaus, fiz o concurso. Curiosamente, tive um sonho em que Deus me falou que tinha uma missão para mim naquele serviço. Uma semana depois, entrei para o Samu. Acredito que minha missão seja ajudar a salvar vidas”, comentou Cunha.

Atualmente, o serviço atende os usuários, via terrestre, com motolâncias e Unidades de Suporte Básico (USBs) e Avançado (USA), que funcionam como Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) móveis; via fluvial, com as “ambulanchas”; e via aérea, no transporte aeromédico ou UTI aérea. Somente em 2023, o serviço municipal de atendimento pré-hospitalar contabilizou mais de 55,6 mil envios de unidades para atendimento em ocorrências, a partir de mais de 78,5 mil chamadas recebidas no ano.

“Desde que eu entrei no Samu em Manaus, a gestão trouxe diversas adaptações, mas uma das mais significativas recentemente foi a introdução das motolâncias, que têm melhorado nosso tempo de resposta”, explicou o enfermeiro.

O Samu Manaus vem sendo fortalecido na atual gestão municipal, por meio da revitalização de estruturas do serviço e da renovação da frota de veículos, além do reforço no quadro de enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e condutores de ambulâncias e motolâncias, com a contratação de profissionais aprovados no concurso público da Semsa.

“É um trabalho desafiador, mas também é muito gratificante. Cada atendimento é uma experiência nova e um aprendizado. Nos preparamos constantemente, sendo nossa prioridade sempre respeitar o tempo de resposta para oferecer o melhor serviço à população”, finalizou.