Ajudando a realizar sonhos

Por Prefeitura de Manaus

26/03/2024 9h34

O programa “Arquitetura Social”, do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), vem ajudando a realizar sonhos na cidade de Manaus. A inciativa auxilia cidadãos a construírem a casa própria, melhorando a qualidade de vida e projetando com foco na arquitetura social. Trabalhando desde 1997 no Implurb, a gerente de setor, Islânia Rodrigues de Souza afirma ser satisfatório fazer parte deste processo, pois a casa própria é um dos principais sonhos dos brasileiros.

“Profissionalmente é bem satisfatório, porque a gente atende, ajuda as pessoas. Muitas vezes, é um sonho de vida pessoal ter uma casa, um projeto aprovado, e a pessoa não tem aquela situação financeira de conseguir fazer tudo particular, ela pode usar esse serviço em relação à confecção do projeto”, afirmou a servidora.

A equipe da Gerência de Aprovação de Projetos de Interesse Social (Gapis) faz visita aos locais para levantamento técnico e desenha um croqui de planta baixa, seguindo as diretrizes e a legislação urbanas, além do Plano Diretor de Manaus.

Para ser um dos beneficiários da Arquitetura Social, o interessado deve apresentar, na gerência do Implurb, um documento de posse (registro de imóveis, título definitivo ou escritura pública), comprovando, assim, ser proprietário do imóvel, além de declarar e comprovar que recebe, no máximo, até cinco salários mínimos.

O atendimento inicial para o Gapis pode ser feito pelo e-mail gapis.implurb@manaus.am.gov.br.

A gerente explica que esse benefício é possível graças à lei complementar 003/2014 que segue algumas especificações, como o tamanho do terreno. “Atualmente, a legislação diz que a prefeitura pode oferecer um serviço de confecção de projeto. A gerência que trata disso é a Gapis, que é onde você diz como quer projeto da sua casa, que pode ser até 100 metros quadrados, e a prefeitura confecciona para você o projeto. Após isso, o beneficiado tem que contratar um profissional para fazer a execução”.