Abordagem que transforma vidas

Por Prefeitura de Manaus

26/03/2024 9h33

Todos os dias, equipes da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), formadas por assistentes sociais, advogados e psicólogas, em sua maioria, realizam a “Abordagem Social” nas ruas, praças e logradouros da capital amazonense. Esse importante trabalho visa ajudar pessoas que se encontram em situação de rua ou mendicância. Entre esses profissionais, está a educadora social Geiza Nara Campos. Servidora municipal há mais de 15 anos, Geiza explica que o primeiro contato com as pessoas atendidas deve ser feito com bastante paciência e cuidado.

“A gente chega com a pessoa, se identifica dizendo que somos da Semasc e que estamos ali para ajudar. Com jeitinho, aos poucos, a gente vai conversando, puxando conversa devagarzinho. Perguntas básicas como: qual é o seu nome? onde mora? Se está em situação de rua, até a pessoa se abrir e começar a dialogar”, explicou a servidora.

Além das ações e abordagens promovidas durante todo o ano, a Semasc conta com espaços para atendimento especializado à essa população, onde são ofertados abrigo, atendimento socioassistencial, psicossocial e encaminhamentos adequados a outros serviços das demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência.

Geiza afirma ser muito gratificante ver o sucesso das abordagens, principalmente quando o atendido consegue mudar de vida. “É satisfatório, a gente fica muito feliz de a pessoa ter conseguido sair das ruas, ir para o abrigo e depois já entrar em um BPC (Benefício de Prestação Contínua). É incrível, porque só da gente ajudar o próximo, como servidora, a gente se sente feliz, nos sentimos com dever cumprido”, concluiu.