Missão e dedicação às crianças autistas

26/04/2024 12h02

No dia 2 de abril é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A Prefeitura de Manaus é referência no tratamento ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) em razão do trabalho realizado no Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar). Diretor do espaço há quatro anos, o psicólogo Alexandre Galdi demonstra dedicação para trazer o bem-estar e desenvolvimento das crianças com TEA.

“Trabalhar no Eamaar é diferenciado, porque é um ofício de invocação. Conviver com as crianças TEA nos dá uma motivação maior, pois lidamos com pessoas verdadeiras, pessoas muito puras, e isso facilita muito nosso trabalho”, comentou Galdi.

O instituto tem testemunhado um notável crescimento e reconhecimento desde sua fundação há mais de 12 anos, sendo um ponto de referência no tratamento e acolhimento de crianças, oferecendo uma gama de serviços que incluem terapia, acompanhamento médico e suporte educacional.

O espaço é o único estabelecimento público do Brasil com um modelo interdisciplinar, envolvendo saúde, educação e assistência social, especializado no atendimento de crianças com autismo. Conta com profissionais da nutrição, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, dentistas e outras áreas.

“Tenho orgulho de trabalhar em um lugar de acolhimento, um lugar de amor e aqui temos uma equipe comprometida, desde o zelador até o médico de ponta. É uma equipe realmente envolvida, aqui recebemos todos os méritos, provando para a sociedade que o serviço público foi feito com amor, carinho e reciprocidade ao próximo”, concluiu o diretor.

Os atendimentos realizados no Eamaar ocorrem de segunda a sexta-feira, em dois horários, das 7h30 às 12h e das 12h30 às 14h30, com agendamentos a cada 30 ou 40 minutos, envolvendo atividades e/ou atendimentos de saúde.