Segurança pública valorizada e humanizada

26/03/2024 9h32

Na linha de frente da segurança pública, a Guarda Municipal de Manaus ganha uma nova dimensão, com investimentos em equipamentos, cursos profissionalizantes para os agentes e a criação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu). Um dos agentes que fazem parte da Ronda é o servidor Yuri Andes, um veterano com 14 anos de serviço dedicado à comunidade. Aos 35 anos, o servidor reflete sobre as mudanças notáveis desde sua entrada em 2010 até os dias atuais.

“Trabalhar na Guarda Municipal antes era como ser parte de uma segurança privada ‘guardando’ somente repartições públicas e acabamos limitados no que podíamos fazer para auxiliar a população, mas, hoje, graças às mudanças e investimentos em treinamento, temos voz e vez como agentes de segurança pública”, celebra Andes.

Para a criação da Romu, os agentes da Guarda Municipal realizaram treinamentos avançados sobre Noções de Patrulhamento Tático com instrutores da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam). Além disso, a Romu tem a sua disposição novas viaturas, com um design repaginado, e também a cadela Zaya, da raça Pastor Belga Malinois, que se junta ao grupo para missões especializadas, incluindo detecção de drogas e abordagens em pontos estratégicos.

“Estamos unidos em busca de melhores condições e de efetivo, deixando todos nós animados para dar o melhor retorno para a população. Nosso trabalho preventivo já evitou mais de 5 mil crimes no último ano. É gratificante ver nossa unidade se fortalecendo, pronta para servir e proteger nossa comunidade”, expressa Andes.

Qualquer cidadão pode acionar a Guarda Municipal para atender ocorrências em espaços públicos por meio do número 153. “Estamos aqui para servir e proteger, prontos para agir em prol da segurança de todos”, concluiu o guarda municipal.