Professora municipal é destaque internacional

Por Prefeitura de Manaus

24/01/2023 14h00

Pequenas atitudes de um servidor público podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas, prova disso é a iniciativa da professora Marinez Teixeira de Melo, 50 anos, que decidiu buscar métodos de ensino atrelados às novas tecnologias como instrumento para vencer os desafios de lecionar nas escolas instaladas pela zona ribeirinha de Manaus.

Desde maio trabalhando na escola municipal José Sobreira do Nascimento, localizada na comunidade Nossa Senhora de Fátima, Marinez conseguiu se destacar e foi convidada para participar do evento “inEnlightED”, que reuniu especialistas internacionais em educação, tecnologia e inovação, entre os dias 16 e 18 de novembro, em Madri (Espanha).

A professora explicou que toda a sua metodologia de ensino mudou a partir de 2017, quando passou a incorporar pedagógicos digitais disponibilizadas pelo programa ProFuturo, que contempla conteúdos e recursos tecnológicos, permitindo a personalização da aprendizagem em sala de aula.

“Estou trabalhando na Semed (Secretaria Municipal de Educação) desde 1993. Comecei como professora e cheguei a assumir a direção de uma escola. Em 2014, voltei para as salas de aula e, em 2017, eu quis fazer diferente, queria achar uma forma de alfabetizar os meus alunos. Foi nesse momento que a tecnologia virou a minha aliada. O meu objetivo é levar o meu aluno a ser um pesquisador, mostrar a eles o mundo digital. Além disso, as funcionalidades da sala de aula digital auxiliam de forma diferente na motivação do aluno durante o aprendizado e proporcionam inovações no meu trabalho como professora”, afirmou a educadora.

Na escola municipal José Sobreira do Nascimento, Marinez trabalha com alunos do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental. Ela explica que foi uma surpresa quando soube do convite para participar do tradicional evento mundial.

“Foi uma emoção muito grande, uma vez que vou representar a Educação de Manaus, o meu estado, e contar da minha existência para o mundo, a forma como eu trabalho a matemática com o recurso do Profuturo. Só tenho que agradecer a Deus e a todos gestores que acreditaram no meu trabalho”, finalizou.