Muito mais que os primeiros passos

24/01/2023 11h51

Todos os anos, a Prefeitura de Manaus abre suas portas para receber estudantes universitários que buscam iniciar suas trajetórias profissionais por meio de estágios realizados em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o Instituto Trimonte de Desenvolvimento (ITD), e o Instituto Nacional Talentos de Inclusão Profissional (Intal). Entre esses selecionados, alguns se destacam e são contratados, dando sequência nos trabalhos desenvolvidos pelas secretarias. Foi o que aconteceu com o técnico de informática Glauber Farias, 39 anos, com a jornalista Beathriz Torres, 23, e com a profissional de Relações Públicas e Publicidade/Propaganda, Maryane Maia, 23, que trabalham na Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).

Com sua história familiar ligada à Prefeitura de Manaus, Glauber Farias iniciou a sua trajetória estagiando na Secretaria Municipal de Finanças (Semef), em agosto de 2002. Após cumprir o período limite na pasta, ele realizou outro estágio, desta vez na Semcom, onde foi contratado em maio de 2006 como Chefe de Informática. Desde então, ele obteve conquistas, como ser nomeado o “Servidor Destaque”, em 2017.

De acordo com Farias, tudo isso foi graças ao exemplo que teve de sua mãe, que foi servidora da prefeitura até a aposentadoria. “Posso dizer que é gratificante, depois de muito tempo no setor público, ver o que a Semcom já conquistou tanto nestes anos, e saber que faço parte dessas conquistas. Contando os anos de estágio e como servidor comissionado, já são 20 anos, mas se considerarmos os anos que acompanhei minha mãe, que sempre trabalhou aqui e é aposentada, é minha vida toda vendo o quanto a Prefeitura cresceu. Sou muito grato a ela, pois tudo o que sou e o que conquistei é por causa dela”, afirmou Farias.

Ansiosa para dar os seus primeiros passos no jornalismo, Beatriz Torres participou do processo de seleção para uma vaga na Semcom em 2018, quando estava no 3º período da faculdade. Na época, a repórter concorreu com outras cinco pessoas e admite que não esperava ser selecionada.

“Eu estava muito empolgada, aquela coisa, aquele sangue nos olhos. Eu queria muito começar a estagiar e ver na prática como era a profissão. Sabia que tinham pessoas mais experientes concorrendo à vaga, mas eu falei que estava ali porque queria aprender. Acabei sendo escolhida e fui designada para atuar no setor de rádio. Fiquei como estagiária até 2020, foi quando o contrato acabou e recebi a notícia que seria contratada”, explicou Beathriz.

A jornalista disse que não demorou muito para que a sua trajetória na Semcom tomasse outro rumo, após o início da pandemia da Covid-19. Ela acabou assumindo a responsabilidade de comandar o setor de rádio, após a sua editora entrar de licença maternidade. “Esse momento foi muito bom, pois tive que aprender muitas coisas para conseguir entregar o que era pedido. Quando não sabia como fazer, mandava mensagem para a editora, que me ajudava como podia. Apesar dessa correria, foi um período de muito aprendizado”, destaca a repórter, que cresceu ainda mais e hoje atua na equipe que acompanha o prefeito David Almeida.

“Eu me sinto muito grata pela oportunidade de ter participado de momentos históricos. Olhar para trás e ter a possibilidade de dizer que trabalhei no maior festival de artes integradas da região Norte, que é o #SouManaus, é muito bom. Me sinto privilegiada de poder contar essa história. Eu gosto de arte, cultura, entretenimento, então fazer parte disso é muito legal. E tem ainda toda a parte institucional, com pautas que impactam diretamente a vida da população, como foi o lançamento da balsa de Natal. Naquele momento, aquela ação foi para contemplar pessoas que nunca tinham visto aquilo, aquele carinho, receber um presente, conseguir contar a história daquelas pessoas foi sensacional”, enfatizou Beathriz.

Já Maryane Maia iniciou a sua trajetória na Semcom atuando no setor de marketing. Porém, após o período de estágio, por não ter vaga na sua área, foi contratada para a redação como repórter, onde se encontrou profissionalmente.

“Essa foi a maior faculdade da minha vida, pois passei a aprender todos os dias. A minha primeira pauta foi um mutirão de limpeza no Distrito, em 2020. De lá para cá, eu tive a oportunidade de ver a importância do jornalismo e do trabalho que é realizado na secretaria, pois você percebe que tudo o que faz no dia a dia é para gerar informação para a população. E apresentar essa transparência da gestão para os moradores de Manaus”, afirmou Maryane.

Veja mais fotos em – https://flic.kr/s/aHBqjA7PXQ