Dedicação e esforço para limpar rios e igarapés

24/01/2023 14h49

Com a chegada do período de chuvas na região amazônica, a Prefeitura de Manaus reforça seus serviços em áreas de risco próximas a rios e igarapés para evitar alagações e prejuízo à população. O êxito na execução desta atividade não seria possível sem os esforços dos servidores da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), como o encarregado José Jackson Chaves, que há seis anos atua neste setor na secretaria.

“A limpeza é fundamental. Quando somos solicitados, vamos até o local e fazemos todo o serviço. É muito bom também ver o reconhecimento da população que nos agradece e elogia. São duas equipes que trabalham diariamente para transformar a cara de Manaus. Nos dividimos para alcançar todas as zonas. Quando chegamos nos bairros, aproveitamos também para conversar com as pessoas. Algumas entendem a importância do cuidado com o lixo, mas outros não ligam e infelizmente continuam poluindo”, lamentou Chaves.

O serviço de limpeza de rios e igarapés é realizado periodicamente durante todo o ano e traz inúmeros benefícios à cidade e ao meio ambiente, visto que, mensalmente, são retirados, em média, 500 toneladas de lixo. Antes de ser um dos encarregados pelas equipes que atuam nos igarapés da cidade, Jackson trabalhou 13 anos diretamente na limpeza dos cemitérios municipais. Por isso, ao mudar de setor, foi surpreendido pela quantidade de lixo que é jogada nos rios da cidade.

“Assusta a quantidade de lixo que a população joga. Falta um pouco de consciência. Quando estamos limpando, demora pouco tempo e já nos deparamos com mais lixo. Vemos pessoas jogando lixo nos igarapés e são recipientes que poderiam ser reciclados ou aproveitados. Nosso trabalho se intensifica durante a vazante e no pico da cheia, porque locais como a ponte do São Jorge e a ponte dos Ingleses, próximo ao parque do Bilhares, acumulam muito lixo. A cena assusta quem nunca viu”, afirmou o servidor.