Criatividade a serviço da educação

17/11/2023 12h05

Utilizar o lúdico para vencer o preconceito e quebrar a barreira cultural. Foi isso que a professora Maria Raquel dos Santos fez com o projeto ‘Das Arepas ao Tucumã’, realizado na creche municipal Magdalena Arce Daou, localizada na zona Sul de Manaus. Com o apoio de todos os atores sociais da unidade de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Raquel conseguiu incluir os alunos venezuelanos no contexto escolar, diminuindo a distância cultural não apenas dentro da sala de aula, mas também na comunidade Santa Luzia.

Há 18 anos atuando na rede municipal de ensino, a professora Raquel Santos já coleciona projetos que resultaram em prêmios nacionais. Neste ano, não foi diferente. “Das Arepas ao Tucumã” é finalista do prêmio Destaque Educação no Educa Week 2023 na categoria educação infantil. Ela explicou que tudo começou com o aluno Luiz, que é filho de venezuelanos e tinha dificuldades para se adaptar aos alimentos oferecidos na escola e sempre pedia “arepa” – uma espécie de pão/bolo de milho muito consumido nos países latino-americanos.

“A partir daquela problemática a gente começou a pensar em transformar esse menino em um personagem e trazer essa literatura para socializar o projeto dentro da creche. Então Luiz se tornou o Luigrante, o menino que veio distante, que é o personagem do nosso livro infantil ganhador do concurso sarau literário da Semed”, destacou Raquel.

A professora afirmou ter sido muito gratificante o resultado obtido pelo projeto, uma vez que além de ajudar na escola, fez diferença no dia a dia dos imigrantes venezuelanos que moram no bairro.

“O resultado do projeto foi muito satisfatório, não só para a parte pedagógica das crianças, mas como um todo, uma vez que o projeto envolveu todos atores sociais da instituição. Ele envolveu os docentes, as crianças, a comunidade venezuelana e a amazônica. Todos saíram ganhando com esse projeto. Um dos objetivos era o combate á xenofobia e o acolhimento a essas famílias. Então acredito que nesse contexto o projeto conseguiu galgar o seu objetivo principal”, concluiu.