1.000 dias de conquistas

25/09/2023 11h04

Mais de 34 mil servidores municipais, nas mais diferentes áreas de atuação, são responsáveis por, diariamente, oferecer um serviço de excelência à população de Manaus. Em reconhecimento a todo empenho e dedicação, a prefeitura consolidou uma política de valorização desses trabalhadores a partir da implementação de Planos de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCRs), reajuste de benefícios, capacitação contínua e atividades de motivação e bem-estar nesses 1.000 dias de gestão do prefeito David Almeida.

A implementação do PCCR beneficiou mais de 1,5 mil servidores que não dispunham de um mecanismo que possibilitasse a evolução na carreira, por não estarem vinculados a nenhuma das áreas da administração municipal com planos próprios, como Finanças, Educação e Saúde. A área não específica é composta por servidores municipais que desempenham suas atividades em 17 secretarias da prefeitura.

Servidora da Semad há 41 anos, a assistente administrativa Maria Dulcimar Monteiro da Silva classificou como excelente a implementação do PCCR. “Nesses mais de 40 anos, nós, servidores da Área não Específica, nunca tivemos enquadramento, não pudemos progredir no serviço público. Muita gente foi beneficiada, inclusive com produtividade. Eu só tenho a agradecer ao prefeito por ele se colocar no nosso lugar, ter empatia com o servidor público”, comentou.

O mesmo sentimento é compartilhado pela técnica municipal Vanessa Cardoso Carneiro, que há 27 anos é servidora da prefeitura. Segundo ela, nesse período, há muita diferença entre gestões. “Essa é uma gestão muito bem-sucedida em termos de benefícios para os servidores, independentemente de serem efetivos, comissionados ou temporários. São muitas as ações que beneficiam os servidores, como o reajuste do auxílio-alimentação e o nosso plano de cargos. O que tínhamos, já estava ultrapassado, sem evolução na carreira. Os servidores estavam estáticos. Hoje, temos meritocracia, reconhecimento entre outras conquistas”, destacou.

A correção nos vencimentos de todos os servidores foi outra importante medida da gestão. Além do cumprimento das datas-bases dos planos de cargos, também os cargos comissionados foram contemplados com reajuste de 15%, corrigindo uma defasagem de 16 anos.

Desde o início da gestão, o valor do auxílio-alimentação de todos os servidores da Prefeitura de Manaus sofreu dois reajustes, passando de R$ 242, em 2020, para R$ 528.

O olhar diferenciado da administração do prefeito David Almeida alcançou, ainda, os estagiários, que tiveram reajuste no valor da bolsa-estágio depois de 15 anos: em 2020, as bolsas eram de R$ 600 para estagiários de nível superior, que passaram para R$ 800, e para os de nível médio, que, de R$ 300, passaram a receber R$ R$ 675, mais o auxílio-transporte, no valor de R$ 132.