Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres

27/01/2023 17h51

É trabalho da Prefeitura

Agora, a saúde é levada a sério!

A Prefeitura segue com seus cuidados à população. Mais uma unidade de saúde foi revitalizada. Desta vez, os beneficiados foram os moradores da comunidade Rio Piorini, na Colônia Terra Nova, zona Norte da cidade. A Unidade de Saúde da Família (USF-49), entregue na área, não passava por obras de revitalização há mais de 15 anos.

Completamente renovada, a estrutura conta com 132 metros quadrados, com capacidade para atender 4 mil famílias da região. Para isso, recebeu obras de adequação das estruturas internas e externas, nova cobertura, pintura e mobiliário.

Agora, as famílias atendidas pela equipe médica da área têm melhores condições nos atendimentos de enfermagem e farmacêutico, nas consultas médicas e odontológicas. Na USF é possível realizar ainda coleta de exame preventivo e de material para exame laboratorial, além da retirada de pontos, realização de curativos, dispensação de medicamentos, aplicação de vacinas do calendário básico, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, entre outros serviços.

Com esta, são 34 USFs deste porte entregues pela atual gestão.

É trabalho da Prefeitura.

E os investimentos na Saúde não param…

Vocês, mulheres, sabiam que agora é possível colocar o DIU (dispositivo intrauterino) na rede municipal de saúde? Isso mesmo! Agora o serviço está disponível em todas as zonas da cidade.

Veja a lista das unidades municipais que fazem a inserção do DIU:

Zona Norte

– USF Armando Mendes (Rua Aragarças, s/nº, conjunto Manoa – Cidade Nova);

– USF Áugias Gadelha (Rua A, s/nº, conjunto Ribeiro Júnior – Cidade Nova) – a partir de 25/4;

Zona Leste

– USF Dr. José Avelino Pereira (Rua A, s/nº, conjunto Ribeiro Júnior – Cidade Nova);

Zona Sul

– USF Megumo Kado (Rua Inocêncio de Araújo, nº 51, Educandos);

– USF José Rayol dos Santos (Avenida Constantino Nery, s/nº, Chapada);

– UBS Theodomiro Garrido (Rua São José, s/nº, Colônia Oliveira Machado);

– Policlínica Castelo Branco (Rua do Comércio, s/nº, Parque Dez): atendimento prioritário para usuárias vinculadas à unidade;

Zona Oeste

– USF Deodato de Miranda Leão (Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória);

– USF Bairro da Paz (Avenida Esperança, nº 51, bairro da Paz);

– USF Ajuricaba (Avenida Leste, Alvorada);

– Ambulatório do Planejamento Familiar da Maternidade Moura Tapajóz (Avenida Brasil, nº 1.335, Compensa);

Para saber mais:

O método contraceptivo do DIU tem 10 anos de eficácia e é considerado altamente eficaz na prevenção à gravidez.

Para ter acesso ao serviço, basta levar seus documentos à unidade de saúde e seguir as orientações repassadas.

Não esqueça: CPF, cartão nacional de saúde, documento oficial com foto.

Os avanços estão na saúde e em todas as áreas.

Manaus que cresce e todo dia muda.

É trabalho da prefeitura.