Agosto: Onde há queimada, há crime

04/09/2023 15h11

Sabia que o lixo queimado em seu quintal contribui para a poluição atmosférica e pode desencadear doenças respiratórias? As queimadas causam sérios prejuízos à saúde e ao meio ambiente. Por trás de toda a queimada, existe uma grande ameaça.

A Prefeitura de Manaus recebeu no primeiro semestre de 2023 70 denúncias relacionadas às queimadas urbanas. Em julho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), órgão que recebe as ocorrências, recebeu 15 denúncias. Devido ao verão intenso, agosto e setembro são os meses em que estes chamados aumentam. Por isso, há a necessidade de maior cuidado, conscientização e colaboração de todos.

Ao longo das próximas semanas, a Prefeitura de Manaus estará realizando uma campanha de sensibilização. A blitz “Manaus sem Fumaça” estará nas ruas aos sábados em pontos estratégicos da cidade para orientar a população com as informações necessárias para que evite queimar, e também denuncie casos. As ações ocorrerão em áreas onde o índice de chamados é maior.

O trabalho conta com a equipe de educação ambiental do órgão, explicando sobre a gravidade das queimadas e fornecendo os contatos para denúncias e outras informações.

Você também deve fazer sua parte. Confira algumas dicas:

• Mantenha seu terreno limpo;

• Não queime resíduos;

• Não queime a vegetação;

• Acondicione os resíduos para o serviço de coleta;

• Em caso de incêndio, acione o corpo de bombeiros (193).

Faça registros fotográficos e de vídeos e denuncie também nos canais da Semmas (92) 98842-2161 (whatsapp) e defis.semmas@gmail.com, anexando fotos/vídeos e informando o endereço, dia e horário da ocorrência.

Seja consciente e vamos juntos fazer uma Manaus sem fumaça.