Abril: O descarte incorreto do lixo pode matar

Por Prefeitura de Manaus

30/04/2023 11h59

Sabe aquela garrafa de plástico deixada “sem querer” e ninguém ver no canto da rua?

Aquela caixa de papelão na calçada, próxima ao esgoto…

Lembra do que foi jogado pela janela do carro no trânsito?

E a geladeira e o forno sucateados e descartados erroneamente…

Uma vez…uma coisa ou outra…nada demais….

As desculpas de quem joga são sempre as mesmas. Na cabeça de quem descarta lixo inadequadamente, nada do que foi deixado para trás fará mal a qualquer pessoa, muito menos a uma comunidade, a um bairro ou a uma cidade.

Engano! As tristes notícias de deslizamentos nas últimas semanas foram consequências também da falta de cuidado e de respeito com o meio ambiente e com a vida humana. Já está mais que provado que o descarte incorreto de lixo pode resultar em tragédias e mortes.

Isso mesmo!

É que todos os resíduos jogados em locais impróprios são transportados pelas vias, esgotos, igarapés, causando entupimentos em bueiros, transbordos, alagações, deslizamentos. Isso porque o lixo ajuda a reter a umidade no solo, provocando erosões em encostas e barrancos, e impedindo o fluxo das águas.

A Prefeitura de Manaus tem feito todos os esforços para manter a cidade limpa e proporciona ao cidadão opções diversas para o descarte do lixo domiciliar.

A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) mantém, diariamente, além das equipes que atuam nas vias, dezenas de trabalhadores nas orlas e igarapés da cidade, recolhendo lixo de todos os tipos e tamanhos.

Juntas, as equipes retiram mensalmente apenas das águas 700 toneladas de resíduos. Um trabalho que, pelo volume, ocorre com o uso de balsas, redes e rebocadores. É interessante saber ainda que grande parte desses materiais recolhidos são de garrafas PETs, descartáveis e resíduos domésticos, que poderiam ser reciclados.

Um trabalho que custa caro à prefeitura e cujos recursos poderiam ser direcionados para melhorias na cidade, caso houvesse maior cooperação.

Não dá para continuar assim. O assunto exige não apenas uma reflexão, mas também a mudança de postura. Se para você é só mais um lixo, saiba que para alguém pode ser o fim.

Tenha consciência. O lixo mata.