Junho: Previne Brasil: Manaus é pentacampeã na Saúde!

07/06/2023 11h58

Isso mesmo, pentacampeã entre as capitais brasileiras pelo Previne Brasil – programa do Ministério da Saúde que avalia a qualidade dos serviços públicos oferecidos na Atenção Primária em cada localidade do país.

A avaliação é feita por meio de sete indicadores relacionados à saúde de gestantes, à realização de exames preventivos em mulheres, cobertura vacinal contra a poliomielite e da pentavalente. O Ministério avalia ainda o desempenho da cidade em ações de acompanhamento da saúde de pacientes hipertensos e diabéticos.

Desta vez, a avaliação do Ministério da Saúde é relativa a qualidade dos serviços ofertados na rede pública de Manaus no período de janeiro a abril de 2023. Vale lembrar que no ano de 2022, Manaus foi a melhor capital em todos os períodos avaliados.

Agora, em 2023, Manaus conquistou a média final de 8,46, chamada tecnicamente de Índice Sintético Final (ISF). A nota reflete o processo de melhoria contínua dos serviços que vêm sendo prestados pela Prefeitura à população usuária das Unidades Básicas de Saúde e todo o leque de serviços oferecidos.

Dá orgulho, não é?

O resultado coloca a saúde oferecida na rede pública do município de Manaus, nos aspectos avaliados, a frente de cidades como Curitiba, Porto Alegre, Maceió, Florianópolis e Rio de Janeiro.

E sabe o que isso significa?

Mais investimentos em serviços de saúde para Manaus, pois é por meio dos resultados apresentados no Previne Brasil que cada município brasileiro garante o acesso a recursos para mais ações na área da saúde.

Para estar sempre no topo do ranking e oferecer serviços de qualidade à população, a Prefeitura de Manaus tem investido em ações que incentivem cada vez mais mulheres a cuidarem da saúde. Tanto em ações preventivas e de planejamento familiar, quanto na assistência à gestações.

Em outra frente, a Prefeitura de Manaus tem ampliado as campanhas de multivacinação, levando doses dos imunizantes a todas as áreas da cidade e ampliando a cobertura.

As ações em cada área avaliada, as obras realizadas para oferecer mais serviços com qualidade à população refletem ainda no aumento da cobertura da Atenção Básica, que saiu de 47,24% em janeiro de 2021 para 73,43%.

É a prefeitura trabalhando para continuar melhorando cada vez mais a vida da nossa gente.