Dezembro: 2023, um ano de muitas realizações

21/12/2023 16h15

Não tem como comparar. Essa prefeitura gosta de trabalhar. Por isso, 2023 passou voando, com realizações e conquistas por toda a cidade. Na saúde, educação, na mobilidade…em diversas áreas, os resultados são grandiosos e somam-se ao trabalho realizado desde o início desta gestão.

Basta olhar e comparar: a educação revolucionou. Foram 331 escolas reformadas, passe livre estudantil gratuito para 180 mil estudantes e aproximadamente 350 mil bolsas ofertadas nos três programas de socioinclusão: Bolsa Universidade, Bolsa Pós-Graduação e Bolsa Idiomas – este oportunizando agora também o acesso para crianças e jovens a partir dos 10 anos.

Oportunidade, aliás, foi a palavra da vez nas áreas de Empregabilidade e Empreendedorismo. Mais de 14 mil pessoas ganharam empregos por meio do Sine Manaus, reconhecido nacionalmente.

E quando mais precisaram, outras 13 mil pessoas receberam ajuda em seus negócios por meio do Auxílio Permissionário, Auxílio Empreendedor, Auxílio Transporte e por meio do Kit Pneus.

A geração de renda ganhou força ainda na área de feiras e mercados com a entrega de 10 estruturas totalmente renovadas para feirantes e usuários. Além dos boxes, alvenarias e demais estruturas revitalizadas, muitos destes espaços ganharam até internet e área PET.

E 2023 foi um ano repleto de realizações para a Mobilidade Urbana. São mais de 2 mil vias renovadas por meio do programa Asfalta Manaus. Vias que agora recebem ônibus novinhos. São 315 novos veículos no transporte coletivo urbano, sendo dois elétricos – inovação e respeito ao meio ambiente.

E em 2023 a Saúde continuou dando um show, garantindo pela sexta vez consecutiva o título de exemplo para o país, com o primeiro lugar no programa Previne Brasil. O trabalho ganhou destaque também com a reforma de 60 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a entrega da primeira Unidade de Saúde da Família (USF) de grande porte da gestão, construída do zero no conjunto Viver Melhor, na zona Norte. Outras 14 obras de saúde estão em andamento, sendo 8 unidades de grande porte.

Foram tantas realizações que as mulheres ganharam ainda três unidades móveis de saúde exclusivas. Juntas, elas ofertaram mais de 42 mil atendimentos.

Vale lembrar que a Prefeitura também foi fundamental para famílias em situação de vulnerabilidade social. Juntas, as cozinhas comunitárias, restaurantes populares e a sede do Prato do Povo, no Viver Melhor, serviram aproximadamente 2.000.000 refeições de 2021 até agora. E o programa Manaus Mais Cidadã levou dignidade e serviços para milhares de pessoas, ofertando 232 mil atendimentos.

É…2023 foi um ano repleto de realizações na área social, que ganhou ainda 11 centros de assistência (Cras e Creas) totalmente reformados.

Sim, encerramos 2023 com realizações para ficar na memória.

Prefeitura de Manaus

Quando o trabalho não para, o ano é de conquistas