Arte de confeccionar arranjos florais com espécies nativas tem minicurso oferecido pela Prefeitura
15/08/2018 16h50
Teve início nesta quarta-feira, 15/8, um minicurso realizado pela Prefeitura de Manaus sobre a arte de confeccionar arranjos florais, utilizando espécies tropicais. Além das técnicas de composição dos arranjos, a iniciativa visa também incentivar o plantio desse tipo de espécie nos jardins das residências. O minicurso está ocorrendo no auditório do Parque Municipal do Mindu, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.
A atividade faz parte da grade oferecida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). “Trabalhamos assuntos ligados à sustentabilidade, a arborização e ao paisagismo, buscando sempre estimular nas pessoas o gosto pela conservação ambiental”, explica o diretor de Arborização e Paisagismo, da Semmas, Deyvson Braga, sobre a busca de inovação da Semmas, nos temas dos minicursos oferecidos. No caso dos arranjos florais, o objetivo é proporcionar um contato dos alunos com a rica flora nativa amazônica e destacar a beleza de galhos e folhas, que podem parecer resíduos da floresta, mas se transformam em lindos arranjos.
O minicurso está sendo ministrado pelo técnico da Semmas, Agenor dos Santos Xavier. No primeiro dia, foram repassadas técnicas de manuseio e montagem das flores e folhagens. Dependendo da forma como as flores forem colhidas e manuseadas, o arranjo pode durar até 15 dias. Ele destacou o alto valor comercial de arranjos com flores tropicais, hoje em dia, no mercado, podendo ser opção rentável de atividade extra.
Já no primeiro dia, os alunos puderam participar da montagem de um arranjo, com as espécies mais comuns, como helicônias, dracenas e alpínias. Na aula desta quinta-feira, serão utilizados materiais inusitados, como galhos secos, por exemplo, na composição.
Leonice de Souza, 56, veio de Iranduba – distante a 27 quilômetros de Manaus – para participar do minicurso. “Sempre estou participando dos cursos oferecidos pela Prefeitura de Manaus, porque servem de incentivo para nós. Neles, abrem-se oportunidades e passamos a ver o mundo de outra maneira”, afirmou.
— — —
Fotos: Altemar Alcântara / Semcom
Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskGhp8EQ



