Sistema de licenciamento urbano do Implurb passa de 56 mil atendimentos no acumulado até outubro
25/11/2025 11h30
#paratodosverem – Servidora do Implurb em estação de trabalho
Com 6.346 atendimentos, incluindo 2.885 e-mails, 743 processos formalizados e mais de 790 ligações recebidas, a Prefeitura de Manaus passa de 56 mil serviços prestados pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), de janeiro a outubro de 2025, com uma alta de 12% frente ao mesmo período de 2024 (50.104). Em outubro, o incremento foi de 17% contra os 5.428 atendimentos do ano passado.
Em toda a gestão do prefeito David Almeida, são mais de 266 mil atendimentos realizados, de janeiro de 2021 a outubro de 2025.
“Esse crescimento demonstra que a prefeitura está mais próxima da população e que os serviços estão chegando com mais rapidez e qualidade. Nosso compromisso é oferecer respostas mais ágeis e um atendimento cada vez mais humanizado, apoiando quem empreende, quem constrói e quem precisa do licenciamento para seguir em frente. Esses resultados mostram que estamos no rumo certo e que Manaus vive um novo momento de eficiência na gestão pública”, destacou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.
Todos os serviços e processos passam pela Gerência de Atendimento (Geat), de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos. O Implurb trabalha com processos para otimização dos serviços e, em breve, muitos estarão disponíveis na plataforma on-line, sendo emitidos pelos próprios requerentes, usando sistemas autônomos e banco de dados.
Os processos de solicitação de Certidões de Informação Técnica (CIT), alvarás de construção, certidões de Habite-se, desmembramentos, dentre outros serviços do órgão, são atendidos com formalização por meio eletrônico pelo e-mail. As demandas para atendimento junto ao Implurb devem ser enviadas para o e-mail respostaimplurb@outlook.com.
Requerente
Nesse atendimento, estão processos, orientações, despachos, envio de documentação, entre outros procedimentos para o requerente ter acesso aos serviços da autarquia.
O requerente deve enviar por e-mail o requerimento padrão, que é encontrado no site do Implurb (implurb.manaus.am.gov.br), com os documentos necessários em formato PDF, em um único documento. No site, existe um tutorial de como enviar a documentação.
Na página do Implurb, o requerente deve acessar a aba “Fale Conosco”, onde vai encontrar os números atualizados e em operação, no horário comercial, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos.
A Gerência de Atendimento do Implurb tem como canais o telefone (92) 3625-2947, das 8h às 14h, e dois outros números funcionam apenas para WhatsApp: (92) 98842-1031 e (92) 98420-6589. O atendimento presencial na Geat é das 8h às 14h, sem intervalo (exceto feriados e pontos facultativos). A autarquia reforça que esses canais são exclusivos para atendimento a processos e demandas junto ao Implurb.
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Texto – Claudia do Valle / Implurb
Fotos – Maxwell Oliveira/Implurb


