Servidores participam de oficina sobre atendimento de pessoas com HIV/Aids
16/10/2018 16h09
Para trabalhar a sensibilização no atendimento de pacientes com HIV/Aids, o Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/Aids) e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou na manhã desta terça-feira, 16/10, uma oficina para os servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) Leonor Brilhante, na avenida Autaz Mirim, s/nº, no bairro Tancredo Neves, zona Leste.

Foram trabalhados temas como a descentralização do atendimento às pessoas vivendo com HIV (PVHIV) na Atenção Básica; Viver com HIV; e Fluxograma do atendimento a PVHIV na UBS Leonor Brilhante e Adesão.
A chefe do núcleo de IST/Aids e Hepatites Virais do Devae, Etelvina Cruz, destacou que o trabalho de sensibilização envolve todos os servidores da unidade, “desde a portaria, a recepção, a farmácia, os zeladores, todos, sensibilizando os profissionais para que, quando chegar um paciente que precise desse tratamento (teste e tratamento de HIV/Aids), ele seja bem atendido por todos os servidores”, declarou.
A UBS Leonor Brilhante é a segunda Unidade de Saúde do município a realizar, além do teste rápido, coleta de exames, diagnóstico, acompanhamento ambulatorial e laboratorial, dispensa de medicação, iniciando no acolhimento até o acompanhamento e tratamento de pessoas infectadas, antes atendidas apenas na Fundação de Medicina Tropical e no Serviço de Assistência Especializada (SAE).
O diretor da Rede de Amizade e Solidariedade as Pessoas com HIV/Aids, Edson Gonçalves, 53 anos, convive há 23 anos com o HIV e dedica sua vida a trabalhos voltados aos portadores da doença, Edson atua, também, em grupos de adesão e acolhimento nos SAEs e na Fundação de Medicina Tropical, e acredita que “essa descentralização do atendimento veio em uma boa hora, para garantir um atendimento de qualidade e humanizado para pessoas portadoras de HIV/Aids”, declarou.
Para iniciar os atendimentos às pessoas com HIV/Aids, foi realizado treinamento e sensibilização com os profissionais que irão atender os usuários, a preparação da estrutura da UBS e a organização internamente no fluxo de atendimento.
Segundo a diretora da UBS Leonor Brilhante, Deusuita da Silva, “esse atendimento será realizado inicialmente por um médico clínico geral, quatro enfermeiros, uma assistente social, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e uma sala de coleta, desde a recepção até o atendimento médico, com profissionais treinados e capacitados”, destacou.
Texto: Ronaldo Pessoa/Semsa
Foto: Divulgação/Semsa


