Prefeitura de Manaus entregou novas infraestruturas de Saúde de grande porte e ampliou horários de funcionamento

Por Prefeitura de Manaus

06/01/2026 16h58

Icone audio
novas infraestruturas de Saúde #paratodosverem – Servidora da Semsa realizando atendimento

A saúde básica da maior metrópole da Amazônia ganhou grande reforço em 2025. Somente neste ano, foram entregues mais 3 Unidades de Saúde da Família (USF) de porte 4, e outras 5 estão em reforma em diferentes bairros e zonas da capital. Sob administração da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a atenção à saúde primária do município também ampliou o funcionamento de 56 unidades, que agora atendem com horário estendido, funcionando, inclusive, à noite e aos fins de semana.

Todo reforço estrutural, material e logístico resultou nos mais de 3 milhões de atendimentos realizados ao longo de 2025 em toda rede de saúde, alcançando, aproximadamente, 1 milhão de pessoas.

Uma delas foi a Elizângela Martins. A dona de casa realizou o exame preventivo na USF Sílvio Santos, que está entre as unidades de porte 4 entregues em 2025, e atende a população que vive no bairro Compensa, o mais populoso da zona Oeste de Manaus.

“Fiz o exame e foi muito rápido, foi muito bom. Para quem mora aqui na zona Oeste, é bom demais ter essa unidade de saúde com um atendimento rápido e um espaço maior”, celebrou Elisangela, que aguarda o resultado do preventivo para prosseguir com o atendimento médico.

O exame, importantíssimo para a saúde da mulher, está entre os múltiplos serviços disponibilizados aos manauaras pela infraestrutura de saúde do município, que contempla 232 USF, cinco Centros de Atenção Psicossocial (Caps), quatro Centros de Especialidades Odontológicas e outras quatro policlínicas, além de seis laboratórios.

Para atender as particularidades geográficas de Manaus, a segunda maior capital em área territorial do país, a rede de saúde municipal também conta com duas Unidades Móveis Fluviais.

Amplo Serviço

No perímetro urbano ou na zona rural, a saúde do município oferta aos manauaras consultas médicas e odontológicas, assistência farmacêutica com uma lista de mais de 160 remédios gratuitos, visitas domiciliares e, ainda, vacinas do Programa Nacional de Imunizações.

As duas últimas vacinas que o aposentado Dilson Nascimento recebeu em uma unidade de saúde da cidade foi contra influenza e Covid-19. “Ter uma unidade de saúde perto de casa sem precisar sair do bairro ou pegar ônibus é ótimo. Recebi vacinas de forma muito rápida, sem demora”, compartilhou.

Mais avanços

Para 2026, o prefeito de Manaus, David Almeida, elencou quais são as metas e objetivos traçados para fortalecer e ampliar a saúde do município.

“Nós já conquistamos muitos avanços ao longo dos últimos anos na saúde pública em Manaus. Mas, claro, precisamos avançar e promover ainda mais melhorias. Uma das grandes entregas que vamos fazer em 2026 será o Hospital-Dia Municipal, uma unidade voltada à realização de cirurgias eletivas e procedimentos ambulatoriais de média complexidade”, disse.

O Hospital-Dia vai seguir e cumprir o modelo referencial do Ministério da Saúde, sendo uma unidade de regime intermediário entre internação e atendimento ambulatorial.

— — —

Texto – Tiago Auzier / Semcom

Fotos – Clovis Miranda / Semcom