Diabetes gestacional será discutida em webconferência realizada pela Prefeitura de Manaus

Por Prefeitura de Manaus

29/08/2022 14h49

Icone audio

O diabetes gestacional será o destaque da conferência virtual Diálogos na Atenção Primária à Saúde (APS) da próxima quinta-feira, 1º/9. A iniciativa é da Prefeitura de Manaus, para fortalecer o processo de educação permanente dos servidores da saúde,  mas que também conta com a participação do público em geral por meio do link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/esap-semsa.

 

 

 

 

Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a webconferência terá início às 14h, com a participação do médico obstetra Carlos Henrique Freire, que atua no Ambulatório de Alto Risco Araújo Lima e que também é professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

 

Profissionais de saúde da Semsa também irão contribuir com o tema, para reforçar os cuidados com a alimentação, como é o caso da nutricionista Lia Ferreira, chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da secretaria, e dos enfermeiros obstetras Gerda Coelho e Edilson Albuquerque, que atuam como técnicos na Divisão de Atenção à Saúde da Mulher.

 

Alto risco

 

O pré-natal de alto risco abrange cerca de 10% a 15% do total de gestações, daí a necessidade de ser mantida a vigilância constante, a fim de reduzir a morbimortalidade materna e perinatal nesse grupo. Dentre as morbidades que levam à estratificação de alto risco, as mais prevalentes são diabetes mellitus, diabetes mellitus gestacional, hipertensão crônica e síndrome hipertensiva específica da gestação.

 

O diabetes em gestantes pode ocasionar severas complicações como óbito fetal, malformações congênitas, parto prematuro, aumento da probabilidade de ocorrência de parto cesárea, hipoglicemia do recém-nascido após o nascimento, aumento do risco de obesidade na infância e adolescência, dentre outras.

— — —

Texto – Divulgação / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa