Prefeitura de Manaus amplia vagas na ‘Feirinha do Imigrante’ na rua Rocha dos Santos
12/08/2025 14h09


A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), vai ampliar o número de vagas na “Feirinha do Imigrante”, localizada na rua Rocha dos Santos, no Centro, zona Sul da cidade. Criada em 2022, a área abriga atualmente 84 vendedores informais — imigrantes que encontraram no comércio uma oportunidade de sustento e integração social.
Com as ações de reordenamento realizadas, nesta terça-feira, 12/8, cerca de 20 novas vagas foram abertas para receber vendedores que atuavam de forma irregular na área conhecida como “paredão”, na avenida Epaminondas. Esses trabalhadores estão sendo realocados para a estrutura da feira, garantindo melhores condições de trabalho e a regularização da atividade.
Segundo o titular da Semacc, Wanderson Costa, a ampliação das vagas reforça o compromisso de promover inclusão e gerar renda para famílias que, vindas de outros países, escolheram Manaus como lar.
“Estamos garantindo espaço digno de trabalho e, ao mesmo tempo, organizando o centro da cidade. Vamos oportunizar de forma segura como determina o prefeito David Almeida. Já adianto que vamos realizar treinamentos e cursos de manipulação de alimentos, com o apoio da Vigilância Sanitária. Também vamos padronizar o espaço, cadastrar todos os vendedores. Nosso único intuito é melhorar a vida de todos, pois do jeito que estava, não poderia continuar”, afirmou.
A medida integra o programa municipal de ordenamento do comércio informal, que busca organizar o espaço público, melhorar a mobilidade urbana e assegurar que os vendedores atuem em locais adequados.
A “Feirinha do Imigrante” é reconhecida por oferecer produtos variados, de roupas e calçados a alimentos, artesanatos típicos dos países de origem dos feirantes, além de frutas e verduras.

— — —
Texto – Polyana Brelaz/Semacc
Fotos – João Viana/Semacc
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCqzzs