Prefeitura de Manaus e Aleam oferecem aulas de natação para escola da rede municipal de Educação
22/08/2025 14h02


A Prefeitura de Manaus, em parceria com a Diretoria de Esporte e Lazer da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizou, nesta sexta-feira, 22/8, mais uma aula do projeto “Natação para Todos” para estudantes do 3º ano da escola municipal Lucila Freitas. Iniciado em março deste ano, o programa oferece atividades práticas de natação no complexo de Esportes da Aleam, localizado na avenida Mário Ypiranga Monteiro, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da capital.
O projeto, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem como objetivo promover a inclusão social e ampliar o acesso das crianças ao aprendizado da natação, estimulando o desenvolvimento físico, social e cognitivo dos estudantes. As aulas acontecem duas vezes por mês, sempre às sextas-feiras, das 8h às 9h30, com turmas de até 15 alunos, com idades entre 8 e 9 anos, regularmente matriculados na unidade escolar.
O subsecretário de Gestão Educacional, professor Arone Bentes, destacou o compromisso da educação municipal com o esporte e ressaltou a importância das atividades para o desenvolvimento integral das crianças. “Apoiar esse tipo de iniciativa é promover educação de qualidade, é incentivar o desenvolvimento completo da criança, não apenas cognitivo, mas físico, motor e emocional. É uma atividade maravilhosa e a gente só pode incentivar e apoiar”, declarou Arone.
Além dos alunos, o programa envolve também a comunidade escolar. A cada aula, três pais ou responsáveis são convidados a acompanhar as atividades, fortalecendo a integração entre família e escola. A idealizadora do projeto, professora Jeanne Silva, acompanhou a turma e relembrou como surgiu a iniciativa, destacando a relevância da atividade para as crianças.
“No início do ano pensei em desenvolver um projeto extracurricular com a turma do 3º ano, algo que não fosse possível realizar dentro da escola, como a natação, porque as crianças gostam muito de água. Sabendo que a Assembleia Legislativa dispõe de piscina, preparei o projeto, apresentei à diretora da escola, que aprovou de imediato, e em seguida procurei a Diretoria de Esporte da Aleam, que também aceitou prontamente quando soube que era voltado para crianças”, explicou Jeanne.
Segundo a professora, a parceria garantiu o transporte dos alunos e todo o material utilizado nas aulas. Ela destacou ainda o apoio dos pais, que participam das atividades e auxiliam no acompanhamento das turmas. “Essa experiência é extremamente positiva para nossos alunos, que passam a ter contato com uma nova realidade. Muitos não sabiam nada de natação e agora desenvolvem não apenas a coordenação motora, mas também a socialização, o trabalho em equipe e todo o processo de aprendizagem”, ressaltou.
Para a mãe do aluno Carlos Emanuel, de 8 anos, Andreia Santos, mesmo sendo a primeira vez que o filho participa, pois ele estava se recuperando de um problema de saúde em casa, a atividade é muito importante para o desenvolvimento e a disciplina dos estudantes.
“Para mim, essa atividade contribui não só para o aprendizado, mas também ajuda as crianças a se comportarem e a desenvolverem disciplina. O esporte exige foco e organização, e é muito essencial ter essa oportunidade fora da escola”, afirmou dona Andreia.
A estudante, Isabelly Lima, de 8 anos, comentou sobre o seu desenvolvimento nas atividades e revelou seu sonho de se tornar profissional. “Estou gostando muito desta aula, porque quero aprender a nadar e me tornar cada vez melhor. Desde o início, tenho me esforçado bastante e sei que, em breve, vou estar mais próxima de me tornar profissional”, finalizou.

— — —
Texto – Jorgiane Castinares/Semed
Fotos – Ulisson Santos/Semed