Prefeitura orienta moradores do Viver Melhor 3 sobre coleta e descarte de lixo
01/08/2018 14h44
A Prefeitura de Manaus enviou equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) para orientar e conscientizar as 2 mil famílias que moram no Residencial Viver Melhor 3, no Monte das Oliveiras, zona Norte de Manaus, sobre coleta e descarte do lixo.
A ação educativa começou no último sábado, 30/7, e terminou nesta quarta-feira, 1º/8, e percorreu 1.344 apartamentos. A equipe, que engloba 15 pessoas, atuou na orientação da população sobre melhores práticas para tratar o lixo doméstico e a importância de se exercer a cidadania, deixando o lixo no local correto e em horário próximo da passagem dos carros coletores.
“Aqui no Viver Melhor 3 a coleta é feita no primeiro turno. Ou seja, de manhã cedo. Passamos de porta em porta, orientando para que coloquem o lixo para fora por volta de 6h da manhã, ou de noite. A ideia é reduzir o derrame de lixo causado por animais”, lembra a coordenadora de uma das equipes, Priscila Pontes.
A comerciante Lúcia Souza, moradora do bloco Cupuaçu, recebeu a orientação e disse que muitos moradores não conhecem o horário da passagem da coleta. “Muito bom receber a visita das equipes. Eu não sabia o horário da coleta e espero que agora todos colaborem”, disse.
O morador Eimar Gomes ressaltou a importância da conversa com os representantes da Semulsp e lembra que muita sujeira é feita por crianças que vivem no local. “Não temos muito problema com lixo espalhado em local errado. O que temos é algumas crianças que jogam seus resíduos nas ruas ou nas praças. Isso precisa acabar. Espero que, com essa ação, os pais observem mais o comportamento de seus filhos e os corrijam”, alerta.
A questão do lixo dos moradores vem sendo trabalhada seriamente pelos representantes dos moradores, como explica o subsíndico e presidente da Associação dos Moradores do Viver Melhor 3, Anderson Santos. “Nossas lixeiras são protegidas com portas de alumínio e ferro. Mas, infelizmente, algumas dessas portas vêm sendo violadas e furtadas, o que expõe os resíduos a ações externas. Estamos consertando para deixar novamente os locais limpos. Mas, precisamos muito da ajuda de cada morador”, garantiu.
As ações de conscientização reforçam e complementam os serviços públicos de limpeza da cidade. O trabalho leva até a porta da casa do cidadão informações sobre a coleta de lixo e a importância da reciclagem e manutenção da limpeza dos igarapés. Por dia, as equipes de conscientização percorrem em média 20 ruas e falam com cerca de 400 pessoas.
Balanço
Em 2 mil dias de gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, mais de 400 mil pessoas receberam a visitação dessas equipes. Por mês, aproximadamente 8 mil pessoas são alcançadas pelo trabalho de sensibilização, que vem percorrendo toda a cidade levando a mensagem de preservação e cuidados com os logradouros, praças e igarapés.
Fotos: D’Castro/Semcom
Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskCdWoUF



