Uso obrigatório do recuo em paradas de ônibus dá fluidez ao trânsito
16/04/2013 23h52

O trânsito passou a fluir sem retenções no início da Avenida Torquato Tapajós, na frente de um supermercado no bairro de Flores, desde que a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) iniciou a fiscalização que orienta motoristas de transporte coletivo a utilizar o recuo das paradas de ônibus. A orientação aos condutores começou no dia 10 de abril e os resultados foram comprovados pelo Instituto Municipal de Engenharia Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).
Os fiscais da SMTU continuam fazendo o trabalho de orientação em toda a cidade para que motoristas do transporte coletivo utilizem a baia exclusiva de acesso ao ponto de ônibus, no momento de fazer o embarque e desembarque de passageiros. A ação, inicialmente educativa, tem o objetivo de proporcionar mais fluidez ao tráfego nos principais corredores viários.
A solução para o problema de retenção de trânsito que era registrado nesse trecho da Torquato é resultado da ação conjunta entre SMTU, Manaustrans e Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que executou uma obra para aumentar o recuo e garantir uma saída mais facilitada. A Prefeitura de Manaus também pretende fazer este tipo de canalização para facilitar o tráfego nos principais corredores viários.
Após o período educativo, a SMTU vai definir quando deverá começar a notificar os coletivos que desobedecerem a ordem de acessar as baias. A multa corresponde a 31 UFMS, que corresponde a aproximadamente R$ 2.300, e será enviada à empresa de transporte do motorista infrator.