Unidades Móveis de Saúde são levadas aos presídios e maternidades

Por Prefeitura de Manaus

10/05/2013 14h40

Icone audio

As 12 Unidades Móveis do Programa Saúde Manaus Itinerante estão indo a locais onde há mais necessidade de atender a população, como áreas com poucas unidades de saúde e maternidades e presídios. A determinação é do prefeito Arthur Neto, que orientou que os profissionais de saúde priorizem os usuários de áreas que necessitam de exames especializados de prevenção ao câncer de colo de útero, mamografia, oftalmologia e ultrassom, além de serviços de profilaxia (limpeza) e aplicação de flúor, restaurações e pequenas cirurgias.

“Nesse mês das Mães, estamos com a unidade Saúde da Mulher na Maternidade Moura Tapajóz. Também estamos levando os serviços em fóruns, onde tem grande concentração de pessoas, além de presídios, clubes, maternidades e conjuntos habitacionais, para atender tanto as mulheres quanto os homens que necessitam cuidar da saúde. Nossas unidades também ficam no Parque do Idoso, na Delegacia da Mulher, ou seja, estamos indo aonde o povo está”, disse o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo.

Na zona Leste, três unidades móveis (Saúde da Mulher, Odontológica e

Médico-laboratorial) estão atendendo até o dia 16 de maio em frente ao Centro Municipal de Educação Infatil Dulcineia Tinoco, no bairro Gilberto Mestrinho, e até o dia 31 de maio na Rua J, s/nº, em frente ao Centro Esportivo Aníbal Beça, no São José III. A partir de segunda-feira, dia 13 de maio, uma outra Unidade Móvel Saúde da Mulher estará a postos no Serviço Social da Indústria (SESI/CLUBE), inclusive ao sábado (18/05), até o dia 23 de maio.

Na zona Norte, as unidades estão no Conjunto Habitacional Viver Melhor, no bairro Santa Etelvina, até o dia 29 de maio. Na zona Oeste, as grávidas e as  mães que têm bebês na Maternidade Moura Tapajoz, além de outras pessoas, vão poder receber os serviços do Programa Saúde Manaus Itinerante, até o dia 16 de maio.

Segundo Evandro Melo, os próximos locais onde a Unidade Móvel Saúde da Mulher estará será no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, do dia 20 a 29 de maio.

“Durante três dias, de 5 a 7 de junho, a Unidade Móvel de Saúde da Mulher estará no presídio de Puraquequara, zona Leste. Depois, do dia 11 a 20 de junho, estará no presídio Raimundo Vidal Pessoa, na Cachoeirinha, zona Sul da cidade).

A Unidade Móvel Saúde da Mulher também estará na Casa Vidha, no bairro Dom Pedro, zona Centro-oeste, durante um dia inteiro de atendimento, das 8h às 17h, no dia 25 de maio (sábado), para atender as servidoras e moradores.

A partir de segunda-feira, as Unidades Móveis Saúde Odontológica e Saúde da Mulher estarão no pátio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), no Aleixo, durante dois dias, de 13 a 14 de maio para atender a população. Na Avenida Margarita, no Bairro Nova Cidade, zona Norte, a Unidade Móvel de Saúde Odontológica e Saúde da Mulher estarão atendendo de 14 de maio a 7 de junho.

Na zona Sul, a Unidade Móvel Saúde da Mulher estará na Praça 14, de 14 de maio a 22 de junho, na Avenida Tefé, nº1.223, em frente a Escola Municipal Lóris Cordovil.

Locais:

Zona Norte: Conjunto Habitacional Viver Melhor, bairro Santa Etelvina – Atendimento até o dia 29 de maio (Unidades Móveis de Saúde da Mulher, Odontológica e Médico-laboratorial) Na Avenida Margarita, no Bairro Nova Cidade, zona Norte, a Unidade Móvel de Saúde Odontológica e Saúde da Mulher estarão atendendo de 14 de maio a 7 de junho.

Zona Sul: Unidade Móvel Saúde da Mulher estará na Praça 14, de 14 de maio a 22 de junho, na Avenida Tefé, nº1.223, em frente a Escola Municipal Lóris Cordovil.

As Unidades Móveis Saúde Odontológica e Saúde da Mulher estarão no pátio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), na Rua Gabriel Gonçalves, no Aleixo, durante dois dias, de 13 a 14 de maio.

Zona Leste: CMEI Dulcineia Tinoco, Rua Vitória Régia, s/nº, bairro Gilberto Mestrinho – (Saúde da Mulher, Médico-Laboratorial e Odontológica) – 18 de abril a 16 de maio. A partir do dia 13 de maio, a Unidade Móvel Saúde da Mulher estará no SESI do Aleixo, até o dia 23 de maio.

Zona Oeste: Maternidade Moura Tapajoz, Avenida Brasil, s/nº, Compensa. (Saúde da Mulher) – até o dia 16 de maio

_______________
Assessoria de Comunicação – SEMSA
Reportagem: Cláudia Barbosa
(92) 3236-8315