Semsa quer evitar óbitos por causas relacionadas ao trabalho
10/12/2013 17h19

Para identificar e evitar óbitos por causas externas relacionadas ao trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Departamento de Redes de Atenção, realizou na tarde desta segunda-feira (09), no auditório do Conselho Regional de Medicina, a quinta reunião do Comitê Municipal de Mortalidade Relacionada ao Trabalho, que foi instituído através da resolução nº 028 de 15 de abril de 2013, do Conselho Municipal de Saúde (CMS).
O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, explica que o Comitê Municipal de Mortalidade Relacionada ao Trabalho foi instalado em Manaus no mês de agosto, e pretende ser um instrumento interinstitucional e multiprofissional com o objetivo de identificar os óbitos por causas relacionadas ao trabalho. “A nossa meta é estimular a promoção de medidas preventivas e de correção de possíveis distorções para redução das mortes”, destaca Evandro Melo.
Atualmente, 32 instituições parceiras fazem parte do comitê, sendo 22 órgãos da esfera Federal, Estadual e Municipal, dentre eles estão o Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho, Ordem dos Advogados do Brasil – Amazonas (OAB), Conselho Regional de Engenheira e Arquitetura e Instituições de Ensino e Pesquisa como a Universidade Federal do Amazonas, Fio Cruz, Universidade Estadual do Amazonas, como também os Distritos Sanitários de Saúde.
Conforme a engenheira Ercília Souza, do Cerest-Semsa, até esta segunda-feira (9), conforme o Sistema de informação de agravos de notificação (SINAN), já foram registrados 273 óbitos na cidade de Manaus relacionados a causas de trabalho durante o ano de 2013. “Diante dessa alta demanda que foi detectada, há a necessidade desse Comitê Municipal de Mortalidade Relacionada ao Trabalho, e essa reunião tem o objetivo de estabelecer a diretoria do Comitê para desenvolver as atividades durante o ano de 2014”, afirmou Ercília.
Para o coordenador da Comissão de Meio de Ambiente e Trabalho do MPT do Amazonas e procurador do Trabalho, Jorsinei Nascimento, o Comitê servirá como base para fomentação de políticas públicas com o apoio de órgãos governamentais e privados para estabelecer processos mais efetivos na prevenção de acidentes de trabalho.
O Comitê já tem definida para o ano de 2014 uma agenda de atividades. A próxima reunião está marcada para o dia 13 de janeiro de 2014, com local a ser informado pela coordenação.
Departamento de Comunicação – SEMSA
Reportagem: Guto Vasconcellos
Gerente de Jornalismo: Cláudia Barbosa
(92) 3236-8315, 8842-8370
decom.semsa@gmail.com