Semsa prepara ações da Semana Saúde na Escola
08/03/2013 19h46

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá intensificar na próxima semana, de 11 a 15 de março, as ações de avaliação antropométrica (peso e altura), de acuidade visual e de prevenção ao uso de tabaco, álcool e outras drogas. O trabalho será realizado em escolas estaduais e municipais e faz parte da programação da Semana Saúde na Escola.
Como preparação para o evento, profissionais de educação e de saúde participaram, na última terça-feira (5), da apresentação das estratégias que serão utilizadas para a realização das ações nas 50 escolas que aderiram ao movimento.
A técnica responsável pelas ações do Programa Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, Ana Cristina Dias Cruz, explica que as ações de avaliação antropométrica e acuidade visual vão acontecer em escolas de ensino fundamental e médio, mas também em creches e pré-escolas. Já as ações de prevenção ao uso de tabaco, álcool e outras drogas, serão dirigidas exclusivamente para alunos de ensino fundamental e médio.
“Toda a programação será coordenada pelo Grupo Gestor Intersetorial formado por representantes da Semsa e das secretarias municipal e estadual de Educação (Semed e Seduc) como forma de reforçar a prevenção de doenças entre estudantes”, informa Ana Cristina.
O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, explicou que a avaliação de peso e altura dos estudantes é uma das estratégias para avaliar a saúde nutricional, tanto casos de desnutrição quanto de obesidade, e, a partir daí, iniciar o acompanhamento médico necessário. No caso das ações de acuidade visual, será realizada uma avaliação para determinar a necessidade de acompanhamento com médico especialista.
A Semana de Saúde na Escola foi instituída pelos Ministérios da Saúde e da Educação em 2012, dentro do Programa Saúde na Escola (PSE), como forma de mobilizar os municípios sobre a importância das boas condições de saúde para o desenvolvimento integral dos estudantes. “O bem-estar físico e mental de uma criança ou adolescente é fundamental para que a escola obtenha sucesso no processo de ensino e aprendizagem”, ressalta o secretário.