Semsa premia unidades que se destacaram nos 100 dias
21/05/2013 15h30

As dezesseis unidades de saúde que primeiro atingiram a meta dos 100 dias da nova gestão da Prefeitura de Manaus ganharam placas de homenagem da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) pelo ótimo desempenho em favor da saúde pública. A premiação aconteceu às 16h, no Auditório Nina Lins, da Universidade Nilton Lins, e movimentou diretores e servidores da secretaria.
“Essa é uma forma de motivar nossos servidores, que estão de parabéns, porque todos obtiveram bons resultados nas metas estipuladas. E quem ganha é a população, que tem um serviço de saúde com mais qualidade e diretores mais empenhados em atingir os objetivos”, disse o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo.
O secretário destacou que a Semsa cumpriu 100% das metas estabelecidas no Plano de Ação dos primeiros 100 dias de gestão, estabelecido pelo prefeito Arthur Neto. “O Plano de 100 dias na área da Saúde foi pensado com o objetivo de realizar ações prioritárias, atuando de forma integrada e resolutiva, levando em consideração o perfil epidemiológico da cidade de Manaus. A intenção foi executar ações para ampliar o acesso da população aos serviços básicos de saúde, melhorando o controle sobre as doenças mais relevantes no município e garantindo mais qualidade de vida para a população”, informou.
O Plano de 100 dias da Semsa buscou, entre outras ações, ampliar o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), estabelecendo atendimento de segunda a sexta-feira até às 21h e das 7h às 17h aos sábados. A meta era ampliar o horário de atendimento em duas UBSs em cada um dos quatro Distritos de Saúde, ou seja, oito unidades, mas a Semsa conseguiu estabelecer o novo horário em 10 Unidades de Saúde (UBS Áugias Gadelha; USA Balbina Mestrinho; USA Sálvio Belota; UBS Dr. José Rayol dos Santos; UBS Morro da Liberdade; USA Alfredo Campos; UBS Amazonas Palhano; UBS Leonor Brilhante; UBS Deodato de Miranda Leão; UBS Leonor de Freitas).
“Nos dois primeiros meses de horário ampliado, houve um incremento de 99,71% nas consultas médicas e 110,4% no total de atendimentos odontológicos”, informou Evandro Melo.
Preenchendo vazios
Outra meta da Semsa foi minimizar a dificuldade de acesso aos serviços de saúde nos chamados “vazios assistenciais”, ou seja, locais da cidade onde ainda não há a implantação de UBSs ou Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs). A estratégia utilizada pela Semsa foi o fortalecimento das ações do Programa Saúde Manaus Itinerante, que incluiu a área ribeirinha e comunidades como União da Vitória, Mauauzinho, Puraquequara, Terra Nova, Cidade Nova, Parque das Nações, São Francisco, Tarumã, Parque São Pedro, Comunidade Arumã, Perpétuo Socorro, Gajará, Mipindiau, Cueiras, Santa Maria e Araras.
Melo disse que na Campanha de Vacinação contra a Influenza, Manaus foi o primeiro município brasileiro a atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, de imunizar 80% da população alvo. Foram vacinadas na capital amazonense 241.374 pessoas, ou seja, 98,61% da meta. E os premiados ontem foram os distritos de Saúde Sul e Fluvial. O Sul atingiu a marca de 103,551 imunizados e o Fluvial, 109,17%.
O Distrito que mais se destacou no Saúde +10, foi o Leste, que arrecadou 12.922 assinaturas.
Os 16 destaques
DISTRITO OESTE
1º LUGAR: UBS LEONOR DE FREITAS
2º LUGAR: UBS SANTOS DUMONT
DISTRITO SUL
1º LUGAR: UBS MORRO DA LIBERDADE
2º LUGAR: UBS FRANK CALDERON
DISTRITO LESTE
1º LUGAR: UBS JOÃO NOGUEIRA DA MATA
2º LUGAR: UBS LEONOR BRILHANTE
DISTRITO NORTE
1º LUGAR: UBS ARMANDO MENDES
2º LUGAR: USA FREI VALÉRIO
UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA QUE MAIS SE DESTACARAM NOS 100 DIAS:
DISTRITO NORTE DISTRITO SUL
1º LUGAR: UBSF N50 1º LUGAR: UBSF S16
2º LUGAR: UBSF N23 2º LUGAR: UBSF S12
DISTRITO OESTE
DISTRITO LESTE
1º LUGAR: UBSF 09 1º
LUGAR: UBSF L 27
2º LUGAR: UBSF O37 2º LUGAR:
UBSF L 14
Assessoria de Comunicação – SEMSA
Reportagem: Cláudia Barbosa e Eurivânia Galúcio – (92) 3236-8315