Semsa lança Programa de Controle Sanitário e Boas Práticas Nutricionais

Por Prefeitura de Manaus

19/04/2013 16h23

Icone audio

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai realizar na próxima terça-feira, 23, às 16h, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, o lançamento do programa Controle Sanitário e Boas Práticas Nutricionais. Instituído pelo Departamento de Vigilância Sanitária (Dvisa), o programa tem como objetivo garantir segurança alimentar e a qualidade nutricional na fabricação, comercialização e manipulação de alimentos no município de Manaus. A programação de lançamento pretende reunir 300 pessoas, incluindo representantes dos setores comercial e industrial de alimentos.

O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, explica que o novo programa pretende incentivar uma maior integração entre o Dvisa (órgão responsável por desenvolver ações de fiscalização, proteção, promoção e educação sanitária junto à população) e os estabelecimentos que manipulam alimentos, como restaurantes e supermercados. “Dentro do programa, o Dvisa irá promover ações que sejam capazes de qualificar e orientar os estabelecimentos comerciais e do setor industrial para garantir que todos trabalhem de acordo com legislação sanitária”, explicou Evandro Melo.

O programa também irá promover a parceria dos estabelecimentos que manipulam alimentos com entidades como o Serviço Nacional da Indústria (Senai), o Serviço Nacional do Comércio (Senac), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). “São entidades que podem ajudar na qualificação de profissionais e no financiamento de estabelecimentos comerciais e empresas. Convidamos representantes dessas entidades e órgãos para que, durante o lançamento do programa, façam uma apresentação das atribuições de cada um para o público presente”, informou Evandro Melo.

Além de reforçar a exigência da legislação sanitária no manuseio dos alimentos, a Prefeitura de Manaus também quer, através das ações do programa, implantar uma política de redução do sal, de gorduras e de açúcar nos alimentos, incentivando a alimentação saudável e com alto valor nutritivo. Para isso, a Semsa está programando ações de sensibilização e capacitação em Boas Práticas de Fabricação de Alimentos e Boas Práticas Nutricionais. Uma das ações a ser desenvolvida é a atuação junto às escolas e universidades para a elaboração de um cardápio mais saudável para os estudantes.

Durante a cerimônia de lançamento, as nutricionistas Cristiane Marisa Ruwer, mestre em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia, e Luciana Cardoso Fares, mestre em Ciências de Alimentos, farão a apresentação da proposta do programa. Haverá ainda a apresentação do Projeto de Categorização de Serviços de Alimentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que deverá ser implantado em todas as cidades sedes da Copa do Mundo 2014. A programação será encerrada com depoimento de empresários com experiências positivas na implantação de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e debate entre os participantes.

Reportagem: Eurivânia Galúcio