Semsa autua motorista de empresa que transportava frango irregularmente

Por Prefeitura de Manaus

02/04/2014 8h54

Icone audio

motautuadotranspirreg2

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Departamento de Vigilância Sanitária (Dvisa), autuou, na tarde desta terça-feira, 1º, o motorista César Alves do Prado, que transportava mais de três toneladas de frango, além de iogurte, margarina, frutas e verduras sem obedecer às normas de conservação que garantem a segurança dos alimentos.

 

A carga deveria ser transportada em um caminhão frigorífico, em temperatura baixa, e foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município de Careiro da Várzea (a 30 quilômetros de Manaus).

 

“Nós recebemos uma denúncia anônima e partimos para o município para comprovarmos a informação. Assim que o motorista aportou, nós constatamos que se tratava de carga transportada de forma irregular”, afirmou o policial rodoviário federal Eduardo Crivano, responsável pela operação.

 

O Dvisa foi acionado pela PRF para realizar a inspeção da carga. “Sem a devida refrigeração não há qualidade do produto e o alimento pode causar prejuízos à saúde de quem o consumir”, lembrou o fiscal do Dvisa, Jorge Maia.

 

O motorista do caminhão recebeu auto de infração e auto de apreensão e inutilização. Segundo o Dvisa, ele deverá ser multado em, no mínimo, 100 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o que equivale a R$ 7.819. Na segunda-feira, 31, o Dvisa já havia apreendido outras duas toneladas de frango transportadas para o interior do estado sem as condições sanitárias adequadas.

 

Produtos regionais

A diretora do Dvisa, Eunice Mascarenhas, explicou que o órgão também continuará com fiscalizações em estabelecimentos comerciais que oferecem alimentos regionais. A determinação acompanha protocolo da FIFA para garantir a segurança alimentar no período da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™.

 

Reportagem: Agnaldo Oliveira Júnior

Fotos: Marinho Ramos / Semcom

Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315