Semsa atua no Boi Manaus para evitar ocorrência de tuberculose

Por Prefeitura de Manaus

26/10/2013 23h03

Icone audio

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também está atuando no Boi Manaus 2013 com uma equipe do Centro de Informações Estratégica de Vigilância em Saúde (Cievs), do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Dvae), verificando as ocorrências de surtos, doenças e agravos inusitados como, por exemplo, a tuberculose.

Segundo a enfermeira Elizabeth Fragata, a equipe está baseada juntamente com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que é o ponto de identificação de casos na verificação da existência de alguma ocorrência que seja do interesse do Cievs.

A enfermeira explica que, se for identificado algum caso, a equipe providenciará as medidas cabíveis para limitar a ocorrência de outros casos fazendo a quimioprofilaxia (prevenção do desenvolvimento de uma doença através do uso de medicamento quimioterápico, originalmente destinado ao tratamento) ou realizando a coleta de exames específicos. Nenhum caso inusitado foi registrado.

Texto: Guto Vasconcellos e Luciete Pedro